FUTEBOL

Mirassol vira sobre Aparecidense e sobe à Série C de 2021

Mirassol vira sobre Aparecidense e sobe à Série C de 2021

Leão garante vaga na semifinal e primeiro acesso da Série D de 2020

Leão garante vaga na semifinal e primeiro acesso da Série D de 2020

Publicada há 1 semana

Leão comemora acesso para a Série C



Da Redação

O Mirassol está assegurado na Série C do Campeonato Brasileiro de 2021. Neste sábado (9), o Leão venceu a Aparecidense-GO por 3 a 2, de virada, no estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO), no segundo jogo do confronto pelas quartas de final da Série D. O resultado também garantiu os paulistas na semifinal da quarta divisão nacional. 

A equipe comandada por Eduardo Baptista foi a campo com a vantagem de ter vencido o duelo de ida por 2 a 1, também de virada, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião. Será a terceira participação do Mirassol na Série C. As anteriores foram em 1995 e 2008, na ocasião em que a terceira divisão era o último nível do Brasileirão. Desde o surgimento da Série D, em 2009, o Leão esteve perto de subir em 2011, mas perdeu o acesso para o Oeste, justamente nas quartas de final. Desta vez, a história foi diferente.

Apesar do primeiro lance de perigo ter sido do Mirassol, em finalização do atacante Netto que o goleiro Tony salvou cara a cara, a Aparecidense logo tomou as rédeas do jogo. Com as linhas adiantadas e os atacantes Uederson e Negueba levando a melhor em todas as disputas pelos lados, o Camaleão criou as melhores oportunidades do primeiro tempo. Aos 17 minutos, Uederson levantou a bola na área pela direita e o também atacante Alex Henrique desviou de cabeça, encobrindo o goleiro Jeferson.

Os goianos quase ampliaram outras três vezes. Aos 30 minutos, Negueba limpou a marcação do lateral Vinícius pela esquerda e cruzou rasteiro, quase da entrada da pequena área, mas ninguém da Aparecidense apareceu para concluir. Quatro minutos depois, a zaga paulista afastou mal o cruzamento do meia Albano pela direita e a bola sobrou nos pés de Negueba, que mesmo na cara do gol, chutou por cima da meta. Nos acréscimos, Uederson arriscou de fora da área e mandou rente à trave esquerda do Mirassol.

O time paulista voltou diferente do intervalo. As entradas dos meias Rafael Tavares e França e dos atacantes Lucas Silva e João Carlos deram ao Mirassol o protagonismo ofensivo da etapa final. Nem a expulsão de França, aos 26 minutos, mudou o ímpeto do Leão. No lance seguinte ao cartão vermelho, Lucas Silva cruzou rasteiro pela esquerda, Vinícius apareceu livre na direita e bateu firme, no ângulo, empatando o jogo. Aos 33, João Carlos lançou Lucas Silva, que tocou na saída de Tony para virar o placar.

A virada sofrida fez com que a Aparecidense se lançasse de todas as formas ao ataque. Aos 37 e aos 41 minutos, Marcos Paulo teve duas oportunidades para empatar. Na primeira, livre de marcação, pecou na finalização. Na segunda, forçou Jeferson a uma boa defesa. Aos 44, o atacante do Camaleão, enfim, balançou as redes, de cabeça, após cruzamento do meia Erik Bessa. Nos acréscimos, o Mirassol conseguiu um contra-ataque pela esquerda e Lucas Silva foi derrubado na área. João Carlos, de pênalti, garantiu o acesso do Leão.

Uma grande temporada

O acesso coroa uma temporada histórica do time do interior paulista, que já havia conquistado o terceiro lugar no Campeonato estadual, atrás apenas do campeão Palmeiras e do vice Corinthians. Nas quartas de final, o clube surpreendeu o São Paulo, atual líder da Série A, a quem venceu por 3 a 2 no Morumbi, mesmo perdendo vários jogadores na paralisação da competição, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

últimas