POLÊMICA

ACIF emite nota com esclarecimentos sobre o processo eleitoral na entidade

ACIF emite nota com esclarecimentos sobre o processo eleitoral na entidade

Texto afirma que os dois candidatos tiveram tratamento igual e que as inscrições para o pleito ainda estão abertas

Texto afirma que os dois candidatos tiveram tratamento igual e que as inscrições para o pleito ainda estão abertas

Publicada há 3 anos

Da Redação

Após as declarações do empresário Luís Carlos Rodrigues, que anunciou na manhã desta quarta-feira, 13, a retirada de sua chapa para a disputa da eleição da ACIF, a entidade escreveu nota sobre o andamento das eleições.

A entidade disse que os dois candidatos tiveram atendimento igualitário e que o prazo para a inscrição de chapas ainda está aberto.

CONFIRA A NOTA DA ENTIDADE NA ÍNTEGRA

A ACIF- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FERNANDÓPOLIS, por ser uma entidade privada e representativa da classe empresarial local, é dirigida por uma diretoria eleita a cada 2 anos. Assim, tanto o presidente da ACIF, como os demais cargos da diretoria executiva, são eleitos pelos votos dos próprios associados. Qualquer associado que preencha os requisitos previstos no Estatuto Social da entidade, portanto, pode “montar” uma CHAPA e se candidatar a presidência. É exatamente desta forma que vem ocorrendo no presente pleito para o biênio 2021 a 2023, cuja eleição está marcada para acontecer no próximo dia 26 de janeiro.

Desde meados do ano de 2020, o nome do associado Saulo Marin, sendo membro ativo da atual Diretoria Executiva, foi cogitado para se candidatar a Presidente da ACIF e formar uma CHAPA da situação. Já, na primeira quinzena de dezembro de 2020, o associado Luiz Carlos Rodrigues, procurou pelo administrativo da ACIF, informando sua intenção de formar uma CHAPA e candidatar-se a presidência da entidade nas eleições de 2021, quando foi atendido, e por meio de uma advogada que passou a o representar, foi-lhe passado todo o “Mapa Eleitoral de 2021” a ser seguido.

Tanto a um pré-candidato como a outro foram dadas todas as orientações administrativas e jurídicas, auxílios, modelos, sempre com pronto atendimento para com ambos, inclusive, sendo esse o pedido feito aos funcionários da ACIF e aos diretores, pelo atual Presidente Mateus Morales, em Reunião da Diretoria Executiva, quando comunicou a possibilidade de se ter disputa eleitoral, por conta de haver notícia de dois pré-candidatos a presidência.

No dia 05 de janeiro de 2021 foi publicado o competente “Edital de Convocação” para as eleições, abrindo-se prazo para o registro de Chapas e candidaturas – prazo que se encerra no próximo dia 15 de janeiro de 2021. Já no dia 06 de janeiro de 2021 foi registrada a Chapa “da situação”, encabeçada pelo associado Saulo Marin, na forma exigida estatutariamente.

Portanto, hoje, sendo dia 13 de janeiro de 2021, o prazo AINDA encontra-se aberto para o registro de candidaturas de chapas, e estatutariamente não há previsão de juntada de documentos que exijam prazos, sendo tão somente documentos pessoais e da empresa associada.

No mais, a ACIF esclarece que suas eleições sempre foram abertas, com a publicação de Edital em jornal local, sendo livre a qualquer associado que preenchesse os requisitos a formar uma chapa e se candidatar, porém, por virem ocorrendo já há muitos anos o registro de CHAPA ÚNICA, a eleição estatutariamente vem sendo efetivada por aclamação dos presentes, dentro de uma Assembleia Geral Ordinária convocada para este fim, sempre dentro da previsão legal.

Finalmente, a ACIF entende ser muito salutar que associados se interessem e se preocupem em buscar fazer mais e melhor para a nobre e importante classe que representa, e sempre estará de portas abertas a ter essa junção de forças, visto que todos os cargos e trabalhos exercidos por seus diretores são VOLUNTÁRIOS, devendo ter o único objetivo de buscar o desenvolvimento empresarial geral e consequentemente do nosso município.


últimas