POLÍTICA

"Centrão" quer recriar Ministério da Indústria e entregar para Pinato, afirma revista

"Centrão" quer recriar Ministério da Indústria e entregar para Pinato, afirma revista

Afirmação foi publicada pela revista Época

Afirmação foi publicada pela revista Época

Publicada há 3 anos

"Centrão" quer recriar Ministério da Indústria e entregar para Pinato, afirma revista

O deputado federal durante seminário no Congresso. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O grupo de partidos denominado como "Centrão", bloco informal da Câmara dos Deputados e que reúne políticos do centro e de centro-direita, em especial dos Progressistas, PL, Republicanos, Solidariedade e PTB (eventualmente o PSD, o MDB e o DEM também costumam se alinhar, dependendo da matéria), está articulando a recriação do Ministério da Indústria e Comércio Exterior, dentre outras medidas.

A informação consta do site da revista Época, através do colunista Eduardo Barretto, divulgada nesta sexta-feira, 29, que também relata que o planejamento inicial do agrupamento é colocar o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) como ministro.

O objetivo seria diminuir a influência do ministro da Economia Paulo Guedes, do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, bem como da ala ideológica que compõem o governo Bolsonaro.

"Não estou sabendo. Acho muito difícil por causa do meu embate com a ala ideológica do governo. Torço para que tudo o que aconteceu sirva de lição. Não pode partir para a agressão, chutar a China. Perdemos oportunidades na pandemia", disse Pinato, presidente da frente parlamentar Brasil-China, à Época, não sem antes de relembrar que mantém boas relações com a China, Índia, Rússia e América Latina.

Para que os planos do Centrão encaminhem, é preliminarmente necessário que Arthur Lira (PP) vença a eleição na Câmara dos Deputados marcada para próxima segunda-feira, 01.

Quanto às possibilidades do deputado fernandopolense ocupar a titularidade deste ou outra pasta federal, há forte oposição por parte da ala ideológica do governo federal. Ele disse que não tratou do tema nem com Arthur Lira nem com qualquer outro membro do governo.

Quer conferir a matéria publicada na revista Época? Clique aqui.

últimas