PANDEMIA

Governo do Estado de SP: Não irá faltar UTI´s no interior

Governo do Estado de SP: Não irá faltar UTI´s no interior

Verba federal reduziu de 46% para 11%, afirma Doria

Verba federal reduziu de 46% para 11%, afirma Doria

Publicada há 3 anos

Em Agosto, União cobria 46% das despesas com unidades; agora caiu para 11%, afirma governo paulista. Foto: Divulgação Governo SP

Da Redação

O governo do Estado de São Paulo confirmou no último sábado, 20, que não faltarão leito de UTI´s para os pacientes de Covid-19 situados no interior do Estado. A informação veio após a crise pandêmica ter se agravado em Araraquara, com falta de unidades e um lockdown implantando desde este domingo, 21. A nova restrição terá duração de 60 horas. Do meio-dia de domingo, 21, à meia-noite de terça, 23, fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio.

Naquele município foi anunciada a criação de mais 70 UTi´s e em Jaú, com problemas similares, outros 96.

Segundo o governador João Doria "não foi registrado nenhum óbito pelo novo coronavírus por falta de leitos. O governo de SP tem investido na implantação de novos leitos em todas as regiões do Estado e reforça sobre a importância das medidas de proteção".

O governo estadual anunciou 166 novos leitos no interior, sendo 70 em Araraquara e 96 em Jaú, duas cidades onde circulam a nova variante do coronavírus.

"É importante ressaltar que todas as regiões contam com diversos serviços de saúde municipais e estaduais aptos a atenderem pacientes graves da doença. Além de manter hospitais e auxiliar a rede pública, a Secretaria de Estado da Saúde também mantém uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), sistema online que funciona 24 horas por dia e que verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP, para as transferências", informou a nota do governo.

"É importante salientar que o SUS é universal e possui caráter regionalizado, sobretudo quando envolve atendimento de alta complexidade, como é o caso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ou situações específicas que demandem atendimento especializado. Cidadãos de qualquer município podem receber assistência em serviços de referência da rede pública de saúde", acrescentou a gestão paulista.

Falta recursos federais?

Segundo o Estado, desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde vem reduzindo drasticamente o financiamento de leitos de UTI covid. Em agosto, quando o Estado atingiu o maior número de leitos ativos (5.085) e a proporção custeada pelo governo federal era de 2.367 (46,5%). Na época, São Paulo já registrava uma redução do número de casos e óbitos pela covid-19. Atualmente a verba federal cobre apenas 11,4%.

últimas