SUCESSO!

Médico relata sucesso de transplante de coração em menino de 6 anos

Médico relata sucesso de transplante de coração em menino de 6 anos

Ele estava internado desde 2020 no Hospital da Criança e Maternidade (HCM)

Ele estava internado desde 2020 no Hospital da Criança e Maternidade (HCM)

Publicada há 3 anos

Vitor Ribas da Silva, de 6 anos, passou por transplante do coração no Hospital da Criança e Maternidade — Foto: HCM/DivulgaçãoVitor Ribas da Silva, de 6 anos, passou por transplante do coração no Hospital da Criança e Maternidade - Foto: HCM/Divulgação

Da Redação/G1

Um dos médicos que participaram do transplante de coração realizado no menino de 6 anos que mobilizou equipes da saúde e policiais no transporte do órgão falou sobre o sucesso do procedimento no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto. A cirurgia ocorreu na tarde de domingo, 21.

De acordo com o cirurgião cardiovascular pediátrico Ulisses Croti, foi realizado um exame que apontou que o novo órgão está em bom funcionamento e com pressão pulmonar adequada.

"Com menos de 24 horas, a criança estava acordada e sendo retirado o tubo para que ela pudesse conversar e iniciar a alimentação", afirma Croti.


"Este é um exemplo de transplante de sucesso, mas penso que é fundamental neste momento chamarmos a atenção das famílias. Em um momento tão difícil de perder o filho, uma família longe daqui teve a coragem, dignidade, responsabilidade social de doar os órgãos do seu filho."

Vitor Ribas da Silva foi diagnosticado com miocardiopatia, que provoca a insuficiência cardíaca, por isso precisava do novo órgão. O garoto está internado desde 2020 no HCM.

Para que o procedimento fosse realizado com sucesso, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informou por volta das 5h30 de domingo que havia um possível doador do coração ao menino.

Ao ser notificada sobre o possível doador de 24 anos, de Ribeirão Preto, a equipe médica do HCM mobilizou policiais militares e o helicóptero Águia para fazer o transporte do coração até Rio Preto.

O órgão foi retirado às 14h30 e o transplante terminou às 17h30. O menino passa bem.


Fonte: g1.globo.com

últimas