PANDEMIA

Apae suspende atendimento a autistas após criança testar positivo para Covid

Apae suspende atendimento a autistas após criança testar positivo para Covid

Criança tem dois anos e nove meses e apresentou sintomas na semana passada

Criança tem dois anos e nove meses e apresentou sintomas na semana passada

Publicada há 3 anos

Apae de Araçatuba atende 28 pacientes do Espectro do Autista; todos foram afastados, assim como os profissionais - Foto: Reprodução

Da Redação/RP10

A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba suspendeu, nesta terça-feira, 23, o atendimento aos 28 pacientes do programa Transtorno do Espectro do Autista (TEA), após um menino de dois anos e nove meses testar positivo para a Covid-19. A princípio, o serviço está suspenso até a próxima segunda-feira, 1º.

Conforme a diretora da Apae, Rosemeire Pagan Fernandes, a criança chegou à instituição com sintomas de resfriado, na última quinta-feira, 18. A mãe foi comunicada para buscar o filho e, nesta terça, informou que o menino testou positivo para o novo coronavírus.

Os demais serviços prestados pela Apae, na área da saúde, educação e assistência social, continuam em funcionamento, mas com limitação de 35% da capacidade e os protocolos sanitários de uso de máscara e face shield (no caso dos funcionários), distanciamento social, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

No programa do TEA, que realiza atendimentos na área de saúde pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os pacientes têm entre um ano e 26 anos de idade e recebem os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por 12 profissionais das áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, música, enfermegem e medicina.

Todos os pacientes e profissionais foram afastados e serão monitorados em relação a possíveis sintomas da Covid-19. “A princípio, suspendemos os atendimentos até a próxima segunda-feira, mas vamos aguardar a orientação da técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS-II)”, afirmou a diretora da instituição.

Segundo ela, o TEA manteve os serviços aos pacientes, em pequenos grupos, durante toda a pandemia, e só agora houve um caso de Covid-19 confirmado.

No outro serviço prestado na área de saúde, denominado de CER II (Centro Especializado de Realibilitação), são atendidos 600 pacientes, atualmente, metade dos 1,2 mil atendimentos feitos durante a pandemia.

Educação

Na educação, as aulas presenciais na Apae voltaram no dia 8 de fevereiro, com 35% dos alunos e todas as medidas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Assistência Social

Já na assistência social, os trabalhadores voltaram recentemente, com seis usuários por período, também respeitando o percentual de 35% da capacidade. Eles participam de oficinas de música, capoeira e artes, dentre outras.

A Apae mantém, ainda, duas moradias, com 11 mulheres e nove homens, mas nenhum deles testou Covid-19. Todos os residentes abrigados já tomaram as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

 

Fonte: www.rp10.com.br

últimas