CORPO E MENTE

Solidariedade com força: fernandopolense levantou a autoestima levantando peso

Solidariedade com força: fernandopolense levantou a autoestima levantando peso

O atleta que ficou paraplégico há 10 anos chama atenção pela força e disciplina nos treinos

O atleta que ficou paraplégico há 10 anos chama atenção pela força e disciplina nos treinos

Publicada há 3 anos

Jorge Pontes

Quando o assunto é academia o que logo vem à cabeça é a busca pelo corpo perfeito. Atualmente muitos já buscam na musculação ou nos exercícios aeróbicos uma rotina saudável. No entanto, a maior parcela dos praticantes busca, de fato, um benefício estético.

Afinal de contas, quem não quer estar diariamente de bem com o próprio corpo.

No entanto, existe um outro público que tem objetivos diferentes, porém, com a mesma motivação ou até mais que boa parte dos “sarados”.

Em Fernandópolis, a AFAF – Associação Fernandopolense dos Atletas de Força tem acolhido várias pessoas acometidas por alguma deficiência. Desde deficientes visuais até deficientes físicos. Sem contar, jovens da Fundação Casa em reabilitação.

Porém 2021 começou com um destaque mais que positivo na Academia Movimento. O fernandopolense Alexandre Rodrigues da Silva, popularmente conhecido como Xandal, mostrou que os festejos de final de ano pouco afetaram, pois voltou “voando baixo”.

O atleta que ficou paraplégico há 10 anos chama atenção pela força e disciplina nos treinos.

“O Xandal é mais um da família Movimento. Abraçamos ele e vemos evolução a cada dia. Mas o principal responsável pelo resultados é ele. Poderia estar se lamentando e arrumando desculpas, mas vem todos os dias treinar sem reclamar. É um exemplo pra nós tidos como normais”, disse Aparecido Júnior, presidente da associação e personal trainner.

O ACIDENTE

Em 2010, o carro em que Xandal estava com mais três pessoas, incluindo sua namorada que estava ao volante capotou no trevo de Carneirinho-MG o que o deixou com uma grave lesão na coluna.

“Nós estávamos indo para casa da minha ex-sogra quando minha então namorada virou numa rua errada. Nós gritamos que era a rua errada e ela assustou. Puxou o volante e acabamos capotando. Fiquei desacordado e quando retomei a consciência já não sentia mais as pernas”, contou ele.

Xandal foi quem mais sofreu com o acidente. Dos demais ocupantes do veículo, que assim como ele também estavam com cinto de segurança, um teve fraturas na costela e na clavícula, sua irmã e outro amigo apenas escoriações.

REABILITAÇÃO

Após dois anos de fisioterapia no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, ele conheceu Aparecido Junior em 2019 que lhe ofereceu ajuda com os treinos, vistos que o fortalecimento muscular é fundamental para pessoas cadeirantes. “O Juninho falou pra eu ir no dia seguinte e eu fui. Perguntei o preço e ele disse que na outra semana acertaríamos. Os dias passaram e até hoje ele não me deixou pagar a mensalidade. É um cara do coração imenso que tem prazer em ajudar. Sou aposentado e tinha poucas atividades no dia pois era bem complicado sair da cadeira e fazer outras atividades. Agora sou bem mais elétrico como era antigamente. Só não jogo bola e nem corro mais”, brincou ele.

De fato, a força para levantar o peso não se compara a força de vontade em seguir sem vitimismo e muito protagonismo. “Eu tenho certeza de que muitos nessa situação estariam apenas lamentando. Eu vejo a força que ele tem hoje, a autoestima, a força emocional. Brinca com todos. Tem amigos na cidade inteira. Isso nos deixa com sentimento de dever cumprido como cidadão. Ganhar competições com atletas é muito bom. Mas esse sentimento de ajudar alguém é mais satisfatório ainda”, completou Aparecido Junior.

Quem vê o bom humor e força de vontade de Xandal confirma uma das muitas verdades bíblicas que poderiam ser utilizadas como exemplo. “Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”, é citado no livro de Mateus 5:56/46. Contudo, a forma como você lida com isso ao longo do caminho é que define quem você é.

Alexandre Rodrigues ao lado de Aparecido Júnior, presidente da associação e personal trainner


últimas