POLÍTICA

Com volta de Lula, Doria admite, pela 1ª vez, voltar a disputar governo de SP

Com volta de Lula, Doria admite, pela 1ª vez, voltar a disputar governo de SP

Novo cenário nacional faz governador refazer planejamento; sobra para Garcia

Novo cenário nacional faz governador refazer planejamento; sobra para Garcia

Publicada há 3 anos

Governador João Doria e vice Rodrigo Garcia: novo cenário com possibilidade de candidatura de Lula. Foto: Gov. Est. de SP

Da Redação / DL News

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), falou pela primeira vez que pode disputar o governo de São Paulo nas eleições de 2022, deixando de lado a disputa pela Presidência da República na próxima eleição. "Diante deste novo quadro da política brasileira, nada deve ser descartado”, afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Doria ganhou projeção nacional ao apoiar a parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac, empresa chinesa, para produção da vacina Coronavac, a primeira a ser aplicada em larga escala em todo País contra a Covid-19. Os movimentos políticos, no entanto, mudaram o tabuleiro político. O mais recente foi o fortalecimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, com condenações canceladas, voltou a ser elegível.

No PSDB deve ocorrer prévias para decidir quem será o candidato a presidente em 2022 pelo partido. Até então, Doria aparecia como único nome. No entanto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ganhou visibilidade nas últimas semanas ao criticar Jair Bolsonaro e se tornar voz importante no combate à Covid.

Até então, já havia articulação em torno do nome de Rodrigo Garcia (DEM), atual vice-governador de São Paulo, para encabeçar a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Mas, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), afirmou ter convicção de que Rodrigo Garcia se filiará até abril no PSDB.

últimas