HOBBY

Em tempos de isolamento social, hobby do ferreomodelismo atrai morador de Fernandópolis

Em tempos de isolamento social, hobby do ferreomodelismo atrai morador de Fernandópolis

Atividade é uma excelente opção para quem quer entreter a mente e desestressar

Atividade é uma excelente opção para quem quer entreter a mente e desestressar

Publicada há 3 anos

O aposentado Helder Martins Prato, 58 anos, tem aproveitado o tempo que passa em casa para fomentar o hobby - Foto: Reprodução

Da Redação

Em época de isolamento social, muitas pessoas têm aderido a algum hobby ou a alguma atividade prazerosa para manter a mente ocupada e se esquecer, por alguns momentos, das tristes notícias que assolam o mundo. Um destes hobby tem sido o ferreomodelismo. O trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, desestressa e ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

Em Fernandópolis, o aposentado Helder Martins Prato, 58 anos, tem aproveitado o tempo que passa em casa para fomentar o hobby do ferreomodelismo. "Iniciei-me neste hobby no final do ano passado justamente por conta da pandemia. Sempre fui apaixonado por trens, estudava e acompanhava muito este setor, mas não tinha tempo nem espaço para praticar o ferreomodelismo. Hoje, possuo cinco locomotivas e cerca de 50 vagões, que coloco para rodar em uma maquete que construí, medindo 2,40 m x 1,40 m", afirma.

De acordo com ele, o hobby é ótimo para ocupar a cabeça neste período de difícil. "Não fosse isto, nem sei o que seria de minha saúde psicológica. Ocupar a cabeça com algo que te exige inclusive fisicamente é bem salutar e até aprendi a mexer com pintura e vegetação para aperfeiçoar minha maquete", conta.

Prato herdou esta paixão durante a infância, por ter viajado muito de trem com sua família. "Com o triste fim das ferrovias, pelo menos no transporte de passageiros, ficaram a saudade e o vazio, que agora o ferreomodelismo ajuda a preencher e resgatar boas lembranças. Pretendo que um dia meu filho ou meu genro continuem mantendo meu legado", conta o aposentado, que mexe no hobby diariamente. "Quando não estou trabalhando nas linhas, estou montando e customizado os kits de construções que irão compor a maquete ou estudando e pesquisando técnicas de acabamento", conclui.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

De norte a sul do Brasil, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país.

"Em tempos como estes, em que as famílias têm ficado em casa, é preciso arrumar algum hobby para distrair a mente. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações", diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos, empresa com sede em Ribeirão Preto, no interior paulista, que possui mais de 50 anos de atuação no mercado e é a única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina.

O interior paulista é um mercado muito atraente para a Frateschi. "As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações", diz Lucas. No Brasil, inclusive, existem diversas associações que reúnem os amantes deste hobby saudável e interessante.

O hobby ajuda a desestressar neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando - Foto: Reprodução


Fonte: F2 Assessoria de Imprensa

últimas