ECONOMIA

Governo prorroga, por 3 meses, prazos de pagamento de tributos do Simples Nacional

Governo prorroga, por 3 meses, prazos de pagamento de tributos do Simples Nacional

Medida similar foi adotada em 2020, no começo da pandemia de Covid

Medida similar foi adotada em 2020, no começo da pandemia de Covid

Publicada há 3 anos

Da Redação

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira (24) o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional, informou o secretário da Receita Federal, José Roberto Tostes.

Segundo o secretário, os impostos que não forem pagos em abril, maio e junho ainda poderão ser quitados em até seis parcelas, a partir de julho.

"Com esse diferimento, estamos adotando uma importante medida de alivio para dar fôlego para esse universo de micro e pequenas empresas ter melhores condições de ultrapassar esse período mais crítico", disse Tostes.

Segundo Tostes, a medida adiará o pagamento de R$ 27,8 bilhões e pode alcançar 17 milhões de contribuintes.

A extensão do prazo, que também se aplica aos Microempreendedores Individuais (MEI), faz parte do pacote de ações do governo para enfrentar a segunda onda da pandemia da Covid-19. O Brasil atingiu a marca de 300 mil mortes pela doença nesta quarta e vive o ápice da pandemia.

No início da pandemia de Covid, em março de 2020, o Comitê Gestor do Simples adotou medida similar. Na época, os prazos foram adiados em seis meses.

O deputado federal Fausto Pinato encaminhou à Câmara projeto de lei propondo “Refis Nacional”.  

 

últimas