PANDEMIA

Policiais começam a ser vacinados no CPI-5, em Rio Preto

Policiais começam a ser vacinados no CPI-5, em Rio Preto

Profissionais das forças de segurança pública serão vacinados no decorrer desta semana

Profissionais das forças de segurança pública serão vacinados no decorrer desta semana

Publicada há 3 anos

Cabo Vanderlei Maranho, o primeiro a ser vacinado no CPI-5, em Rio Preto

A expectativa é de que 5 mil profissionais sejam imunizados no decorrer da semana - Foto: Reprodução

Da Redação/Diário da Região

Começou nesta segunda-feira, 5, a imunização dos profissionais de segurança pública — policiais militares, civis, federais e rodoviários e guardas municipais — no Comando de Policiamento do Interior (CPI-5), em Rio Preto. A expectativa é de que 5 mil profissionais sejam imunizados no decorrer da semana.

Neste primeiro dia, recebem a vacina os policiais que atuam no helicóptero Águia e na área do 17º Batalhão da Policia Militar. Segundo a tenente Amália Paci, porta-voz do CPI-5, cerca de 500 profissionais devem ser vacinados nesta segunda-feira.

Foram montados quatro pontos de vacinação no CPI-5 e os profissionais das forças de segurança serão imunizados ao longo da semana. "A gente dividiu por dias para não ter aglomeração", afirma a tenente. Eles vão tomar a vacina da Oxford/AstraZeneca.

O cabo Vanderlei Maranho, policial mais antigo trabalhando no operacional, foi o primeiro da lista de vacinação. "Me sinto privilegiado de ser o primeiro policial da ativa a ser vacinado", disse Maranho, que está há 23 anos na Polícia Militar, 20 deles em Rio Preto. Atualmente, ele atua na 1º Companhia, na região Norte.

O coronel Fábio Rogério Cândido, comandante do CPI-5, disse que a vacinação é um "alívio", tanto pela saúde do policial quanto de suas famílias. "Mais do que isso, pensando na comunidade. Nós tivemos um alto número de policiais acometidos pela Covid-19, embora tenhamos tomado todas as providências para que o policial tenha equipamento de proteção individual, máscara, álcool em gel. No entanto, só no mês passado, nós tivemos 187 policiais (militares) afastados na região do CPI-5", afirmou.

Segundo a Polícia Militar, desde o início da pandemia, três policiais militares, sendo um rodoviário, morreram de Covid-19 na região do CPI-5. "O policial afastado é menos policial na rua, menos proteção para a comunidade", afirmou o coronel. Segundo ele, os primeiros a serem vacinados serão aqueles profissionais das forças de segurança que estão no trabalho diário nas ruas.


Fonte: www.diariodaregiao.com.br

últimas