PANDEMIA

Governo de SP distribui 624 concentradores de oxigênio para unidades hospitalares do Estado

Governo de SP distribui 624 concentradores de oxigênio para unidades hospitalares do Estado

Jales, Votuporanga e outras cidades da região irão receber cilindros de oxigênio

Jales, Votuporanga e outras cidades da região irão receber cilindros de oxigênio

Publicada há 2 anos

Governo distribui 624 concentradores de oxigênio para unidades hospitalares  do Estado | Governo do Estado de São Paulo

No total, 34 municípios foram atendidos com lotes de cilindros - Foto: Reprodução

Da Redação

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 8, a distribuição de 624 concentradores de oxigênio para unidades hospitalares do Estado de São Paulo. Com investimentos do Governo de São Paulo e da iniciativa privada, foram comprados mil aparelhos para fortalecer o atendimento de pacientes com COVID-19.

“Adquirimos aparelhos utilizados no apoio a pacientes menos graves, o que permite que respiradores de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) possam ser destinados aos pacientes mais graves. Isso cria um alívio e melhora a condição hospitalar da rede pública no Estado de São Paulo”, disse Doria.

Dos mil concentradores de oxigênio comprados, 624 estão no setor de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e serão distribuídos a hospitais nesta semana, conforme demanda que está sendo levantada. “Tivemos muitas empresas dedicadas a esse momento para que não falte oxigênio”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a destacar o apoio incisivo da iniciativa privada.

O Governador também anunciou a entrega de 540 cilindros de oxigênio para municípios nas regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Região Metropolitana, Campinas e Itapeva. Outros 400 equipamentos serão entregues nos próximos dias em cidades com necessidades emergenciais. Além destes, mais 1.060 serão distribuídos nas semanas seguintes, alcançando todas as regiões até o dia 30 de abril. No total, o Governo do Estado efetuou a compra de 2 mil cilindros de oxigênio.

O Governo de São Paulo organizou uma ampla mobilização com a iniciativa privada para produção e distribuição de oxigênio. No total, 34 municípios foram atendidos com lotes de cilindros: Lorena, Cruzeiro, Caçapava, Taubaté, Guaratinguetá, Santo Antônio do Pinhal, Guarujá, Bertioga, Santos, Birigui, Araçatuba, Auriflama, Andradina, Ilha Solteira, Ibirá, Mendonça, Penápolis, Nova Aliança, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Orinduva, Santa Fé do Sul, Jales, Nhandeara, Valentil Gentil, Votuporanga, Mairiporã, Nazaré Paulista, Taquarituba, Buri, Itararé, Ribeirão Branco e Apiaí.

Mobilização e apoio

As Secretarias de Estado de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Regional, a agência InvestSP e o Instituto Butantan trabalham em conjunto nessa iniciativa. Grandes empresas aderiram ao chamamento para esforço conjunto no fornecimento de cilindros de oxigênio.

A Ambev confirmou a construção de uma usina exclusivamente dedicada ao envase de oxigênio na região de Ribeirão Preto para fornecimento gratuito à rede pública de saúde, em especial hospitais municipais. A Copagaz e Ultragaz também se comprometeram a adaptar a frota de transporte de botijões de gás para distribuir os cilindros de oxigênio atendendo à logística das unidades de saúde. O acordo também será executado sem custos para Estado e municípios.

Campanha de doação

O Governo de São Paulo promove uma campanha de doação de cilindros de oxigênio e convida empresas, laboratórios de pesquisa e organizações para que possam doar ou emprestar os equipamentos. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail doeO2@sp.gov.br.


Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

últimas