MEDIDAS

Moradores de cidade que adotou pulseiras aos pacientes com Covid são multados

Moradores de cidade que adotou pulseiras aos pacientes com Covid são multados

As multas foram aplicadas por descumprimento do isolamento social

As multas foram aplicadas por descumprimento do isolamento social

Publicada há 3 anos

Da Redação  

Desde o dia 20 de março, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a identificar pacientes suspeitos e confirmados da doença por meio de pulseiras. 

Segundo balanço apresentado pela pasta, na quinta-feira, dia 8, foram colocadas 143 pulseiras amarelas em pacientes suspeitos da doença, 86 pulseiras vermelhas para pacientes confirmados e duas multas foram aplicadas.  

A pulseira de identificação é colocada pelos Agentes Sanitários e Agentes de Saúde. Os profissionais de saúde orientam ainda quanto as medidas sanitárias a serem seguidas. 

Para o prefeito Adilson Segura, as pulseiras servem não só para identificar o paciente com Covid, mas para que a comunidade denuncie quem está positivo e desrespeita o isolamento social. “É um momento delicado para saúde. Estamos com os hospitais regionais lotados e alguns pacientes aguardam vaga em UTI em nosso pronto socorro. As pulseiras são de identificação, para que o paciente infectado ou suspeito de infecção, siga as medidas sanitárias e evite a disseminação da Covid-19”, disse o prefeito. 

Pulseiras 

Ao dar entrada com sintomas ou por qualquer outro motivo ser considerado suspeito de contaminação de Covid-19, o indivíduo receberá a pulseira de cor amarela, devendo permanecer com ela até o diagnóstico laboratorial. 

Se após o diagnóstico laboratorial ou se por meio de testagem clínica o indivíduo for diagnosticado com Covid-19, receberá a pulseira vermelha, devendo permanecer com ela durante todo o tratamento, somente podendo ser retirada pelo médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem responsável, no momento de receber alta. 

Se antes de atestada a ausência de Covid-19 no indivíduo, este retirar ou romper a pulseira, ou se acaso for autuado violando o isolamento, comparecendo em lugares ou em contato próximo fora de residência, etc., será submetido às sanções previstas no Decreto.  

Em Valentim Gentil, para informações e denúncias, o telefone para contato que também é WhatsApp é o: (17) 99155-8242.

A pulseira de identificação é colocada pelos Agentes Sanitários e Agentes de Saúde


 


últimas