POLÍTICA

Dia do Trabalho: em Fernandópolis, números de 2021 surpreendem positivamente

Dia do Trabalho: em Fernandópolis, números de 2021 surpreendem positivamente

Em plena pandemia, 1º trimestre tem saldo positivo de 425 novos empregos formais

Em plena pandemia, 1º trimestre tem saldo positivo de 425 novos empregos formais

Publicada há 2 anos


Rodrigo Garcia vai para o PSDB. E Pessuto? Segue junto?

Em foto de 2012, o então vereador André Pessuto em reunião com o secretário Garcia. Imagem: Arquivo Jornal O Extra.net

E o atual vice-governador paulista vai mesmo para o ninho tucano conforme adiantamos neste mesmo espaço há dois meses.

Rodrigo Garcia (DEM) migra para o PSDB, oficialmente, no próximo dia 25 de Junho, partido no qual deve disputar o governo estadual no próximo ano, já que o destino de seu “chefe” João Doria (PSDB) deve ser o governo federal.

Além de Garcia, somente no PSDB, há outros quatro pretendentes: o ex-governador Geraldo Alckmin (que tem outra possibilidade – vide abaixo); o secretário da Casa Civil Cauê Macris; o presidente do partido Marco Vinholi e o prefeito de São Bernardo Orlando Morando.

Bastante alinhado a Garcia, André Pessuto também pode acabar mudando das fileiras do DEM para o mesmo PSDB, que já tem o cargo de vice em Fernandópolis com o advogado Artur Watson.

CPI do Fura-Fila da Vacinação para debaixo do balaio

Inicialmente seis vereadores apoiaram a CPI, mas três retiraram a assinatura. Na sessão, pedido para que Promotoria apure o caso

Com nomes de expoentes envoltos em dubiedades sobre a retidão na vacinação contra a Covid-19 ou não, eis que a “CPI do Fura-Fila” não irá mesmo sair do papel no Legislativo votuporanguense.

O pedido, que chegou a ter nomes de sobras para tramitar (seis dos quatorze vereadores), viu-se esvaziado após ação governista e de lideranças da cidade, se transformando numa simples investigação policial a cargo da Delegacia Seccional de Polícia.

Uma Sindicância Administrativa também apura denúncias de imunizações de munícipes que, eventualmente, não se enquadrariam nos grupos prioritários.

Aguardemos as conclusões.

Após Edinho Araújo, Doria se reúne com Jorge Seba; Pessuto e Luis Henrique devem ser os próximos

Arte mostra os três prefeitos da região em ação preparatória conjunta de combate ao Coronavírus. Fonte: Arquivo Jornal O Extra.net

Após a audiência presencial com o prefeito rio-pretense Edinho Araújo (MDB) na segunda, 26, o governador João Doria (PSDB) reuniu-se ontem, 30, com o alcaide de Votuporanga Jorge Seba (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes. Seba, é óbvio, levou junto o presidente da Assembleia Legislativa Paulista Carlão Pignatari e o seu vice Cabo Valter.

As pautas não foram até agora oficialmente divulgadas, mas incluem reivindicações administrativas de obras de grande porte e preparativos políticos para as disputas estaduais e federais do próximo ano.

A expectativa, embora não haja uma pauta pré-definida, é de que nos próximos dias haja encontros similares com o gestor fernandopolense André Pessuto (DEM) e o jalesense Luis Henrique (PSDB).

Homenagem legislativa a padre que xingou esquerdistas

O padre Clemente: ofensa a esquerdistas durante culto da Páscoa rende Moção de Aplausos. Foto: Divulgação

Aonde vamos parar?

Pois não é que a Câmara rio-pretense aprovou Moção de Aplauso apresentada pelo vereador Anderson Branco (PL) a favor do padre Oscar Donizete Clemente da Paróquia Imaculada Coração de Maria?

Com apoio da bancada evangélica, a homenagem deve-se às manifestações do “religioso” em missa de Páscoa, onde chamou esquerdistas de “vagabundos”. A cerimônia foi transmitida virtualmente.

Clemente também atacou o Partido Comunista Chinês.

Interessante que absolutamente nenhum representante de partidos de esquerda impetrou processo contra o padre.

E o pior!

Não acessamos qualquer manifestação por parte da Igreja Católica.

Dia do Trabalho: em Fernandópolis, números de 2021 surpreendem

E neste sábado, 01, quando de comemora, virtualmente, é claro, o Dia do Trabalho, eis que Fernandópolis pode realmente celebrar a data.

Os dados oriundos do Novo Caged, do Ministério da Economia, traçam um primeiro trimestre animador na geração de empregos formais no município, apesar do período pandêmico e após um saldo positivo de 83 novos postos de trabalho em 2020.

Em Março deste ano foram 588 admissões contra 548 desligamentos, resultando num saldo de positivo de 40 novos empregos formais. Esse índice soma-se aos 173 (positivo) de saldo de Fevereiro e a mais 212 de Janeiro e tem-se um índice de 425 empregos formalizados em Fernandópolis no primeiro trimestre de 2021.

Para se ter uma dimensão dos números daqui, basta avançarmos sobre os dados de Jales, externados pela mesma fonte. Foram 948 jalesenses contratados formalmente em Janeiro, Fevereiro e Março, contra 827 demissões, resultando num saldo positivo de 121 novos empregos.

O índice de Fernandópolis é exatamente 3,5 vezes maior que o jalesense.

Votuporanga, no mesmo período, registrou 3.317 admissões contra 2.679 desligamentos, com saldo pouco maior que o daqui: 458.

Santa Fé do Sul bateu nos 955 novos contratos contra 829 demissões, resultando em 126 de saldo positivo, similar ao jalesense.

Seguindo a positividade regional, Rio Preto acumula 2.876 novos postos formais de trabalho.

Detalhes:

  • A nível nacional, o país gerou 184.140 postos de trabalho em Março, resultado de 1.608.007 admissões e de 1.423.867 desligamentos. No ano foi registrado saldo de 837.074 empregos, decorrente de 4.940.568 admissões e de 4.103.494.
  • O desemprego no Brasil atingiu 14,4% segundo divulgou nesta sexta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de desempregados foi estimado em 14,4 milhões – recorde da série histórica iniciada em 2012.


Lula e Alckmin juntos em 2022

Essa tem lógica! O ex-governador Geraldo Alckmin pode deixar o PSDB e migrar para o PSB, em uma articulação que envolve até o cargo de candidato a vice-presidente em uma chapa com o ex-presidente Lula para 2022, segundo o site Brasil 2 Pontos. À Revista Fórum, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse não descartar a possibilidade.

 

Bolsonaro: o herdeiro do Aerotrem?

E o atual presidente parece encaminhar sua filiação para o PRTB, legenda do recém-falecido Levy Fidelix. Bolsonaro negocia com a família do “inventor” dos Aerotrem a transferência eleitoral, mas quer carta-branca, inclusive para alterar nos diretórios estaduais. Há divergências entre os três herdeiros de Levy, sendo que o presidente conversa também com o PMB (atual Brasil 35) e o Democrata Cristã.


R$ 1,3 milhão com aluguel de veículos

Eis o valor que o erário municipal de Jales pode arcar somente com contratação de ônibus e vans para transporte de pacientes da Saúde para outros municípios. A licitação foi encerrada nesta semana, sendo que tal valor é o máximo, pois o pagamento será feito com base na quilometragem rodada. No ano passado o valor autorizado foi de R$ 717 mil, mas o empenhado deve ter ficado abaixo.

"Se o presidente sai sem máscara e se expõe, cabe a quem está ali perto dele se cuidar. É um absurdo o chamarem de genocida. É uma covardia, num momento como este, misturar a tragédia com política".

Do novo ministro da Justiça Anderson Torres, isentando Jair Bolsonaro do não uso de máscara e estímulo de aglomerações, em entrevista à Revista Veja publicada na sexta, 30.

1.º de maio é o 121.º dia do ano no calendário gregoriano (122.º em anos bissextos). Faltam 244 para acabar o ano. É o Dia Mundial do Trabalhador e o Dia da Literatura Brasileira.

Acontecimentos:

305 — Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.

880 — Inaugurada a Igreja Nova em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas em cruz inscrita ortodoxas.

1500 — Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (atual Brasil) em nome do rei de Portugal.

1625 — Armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquista Salvador na Bahia aos holandeses.

1707 — Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.

1776 — Fundação da sociedade Illuminati em Ingolstadt (Alta Baviera) por Adam Weishaupt.

1865 — Assinatura do Tratado da Tríplice Aliança pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai.

1886 — Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.

1931 — Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque.

1941 — Segunda Guerra Mundial: as forças alemãs lançam um grande ataque durante o Cerco de Tobruque.

1943 — Sancionada pelo presidente brasileiro Getúlio Vargas a Consolidação das Leis do Trabalho.

1956 — A vacina contra poliomielite desenvolvida por Jonas Salk é disponibilizada ao público.

1961 — Primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista.

1994 — Grave acidente mata o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna no Grande Prêmio de San Marino.

2008 — China inaugura a maior ponte marítima do mundo, chamada Ponte da Baía de Hangzhou, com 36 km de comprimento.

2009 — Legalização na Suécia do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2011 — Osama bin Laden morre em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão.

Nascimentos:

1218 — Rodolfo I da Germânia (m. 1291).

1225 — João de Joinville, escritor francês (m. 1317).

1750 — Francisco Antônio de Oliveira Lopes, revolucionário brasileiro (m. 1794).

1829 — José de Alencar, escritor e político brasileiro (m. 1877).

1868 — Afonso Arinos de Melo Franco, jornalista, escritor e jurista brasileiro (m. 1916).

1880 — Eurípedes Barsanulfo, professor, jornalista e médium brasileiro (m. 1918).

1928 — Antônio Delfim Netto, político e economista brasileiro.

1959 — Marcelo Rubens Paiva, escritor e jornalista brasileiro.

1970 — Fernanda Young, escritora e roteirista brasileira (m. 2019).

Falecimentos:

408 — Arcádio, imperador bizantino (n. 377).

1572 — Papa Pio V, (n. 1504).

1883 — Qorpo Santo, dramaturgo brasileiro (n. 1829).

1979 — Sérgio Fleury, policial brasileiro (n. 1933).

1989 — Francisco Borja do Amaral, religioso brasileiro (n. 1898).

1994 — Ayrton Senna, automobilista brasileiro (n. 1960).

2020 — Ruy Fausto, filósofo e professor universitário brasileiro (n. 1935).

últimas