POLÍTICA
Itamar Borges pode ser o novo secretário estadual da Agricultura. Mas... Porém...
Itamar Borges pode ser o novo secretário estadual da Agricultura. Mas... Porém...
Doria avalia perfil político de deputado para suceder o agropecuarista Gustavo Junqueira
Doria avalia perfil político de deputado para suceder o agropecuarista Gustavo Junqueira
Itamar pode ser o novo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento. Mas... Porém... Entretanto...
O assunto explodiu nesta quarta-feira, 12, e envolve a alçada de mais um expoente político da região ao epicentro estadual.
O ex-santa-fé-sulense e atual rio-pretense (para onde transferiu seu domicílio eleitoral) Itamar Borges (MDB) é cotado para ocupar a cadeira que atualmente pertence ao produtor rural Gustavo Junqueira, ou seja, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
Junqueira, de perfil técnico e conhecido e reconhecido "homem do campo", com propriedades rurais em São Paulo, Minas Gerais e Pará, seria substituído pelo emedebista, que em seu currículo, não ostenta qualquer grande feito nessa área.
Porém Itamar tem uma vantagem que, com o início das articulações eleições de 2022 já batendo às portas, Junqueira não possui: o perfil político e a habilidade de ir em busca de votos.
Da cotação à assunção há enorme diferença, mas certo é que João Doria deve proceder à mudança nesta e em outras secretarias estaduais, adequando o perfil de sua assessoria às demandas que uma possível disputa federal exigirá.
VALORIZAÇÃO REGIONAL
Caso concretize a ascensão, será a primeira vez na história Estadual que a região está tão bem representada politicamente.
O votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB) é o atual presidente da Assembleia Legislativa Estadual e o catanduvense Marco Vinholi é o secretário estadual de Desenvolvimento Regional.
Há!
O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que está prestes a embarcar no PSDB para disputar a sucessão estadual, é natural de Tanabi.