COLAPSO

Universidade Brasil pode receber 1340 alunos para provas presenciais em junho

Universidade Brasil pode receber 1340 alunos para provas presenciais em junho

Cidade já não tem mais vagas de UTI Covid na Santa Casa e na UPA 24h: Pessuto pode decretar restrições mais rigorosas na próxima semana, suspendendo aulas presenciais

Cidade já não tem mais vagas de UTI Covid na Santa Casa e na UPA 24h: Pessuto pode decretar restrições mais rigorosas na próxima semana, suspendendo aulas presenciais

Publicada há 2 anos

Em momento crítico, Universidade Brasil convoca mais de 1300 alunos de Medicina para provas presenciais em Fernandópolis: cidade não tem mais vagas para tratamento intensivo de pacientes com casos graves - Foto: Divulgação/Univ. Brasil

João Leonel

No momento em que Fernandópolis se aproxima novamente de um iminente colapso na Saúde, sem vagas nas unidades de combate ao coronavírus, com a Santa Casa e UPA 24h superlotadas, uma informação foi registrada pela reportagem de “O Extra.net” através de algumas denúncias de alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil.

Cerca de 1340 universitários devem chegar à cidade entre os dias 7 e 12 de junho para realizarem provas presenciais em diversas disciplinas, do 1º ao 8º período.

Os alunos chegarão de diversos estados brasileiros, incluindo o Maranhão, onde já foram confirmados casos da variante indiana, que é apontada por especialistas com grande potencial de disseminação de novos casos, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tipo "digno de preocupação global".

Mais de 100 alunos já realizam atividades presenciais na Universidade Brasil há cerca de 20 dias.

AÇÃO NA JUSTIÇA

Uma ação coletiva, representando aproximadamente 180 alunos do curso de Medicina, buscará um Mandado de Segurança contra a obrigatoriedade de comparecerem no Campus da Universidade Brasil em Fernandópolis. 

Essa obrigatoriedade, segundo informações extraoficiais, seria uma determinação do governo federal, através do MEC – Ministério da Educação.

OUTRO LADO

“O Extra.net” tentou contato com a coordenação do curso de Medicina e também com o reitor da Universidade Brasil, mas, até a conclusão desta matéria, não obteve retorno.

POSIÇÃO DO PREFEITO

André Pessuto falou com a reportagem sobre os riscos da vinda para o município dos 1340 alunos da Universidade Brasil.

“Estamos monitorando a evolução de casos na cidade. Há um aumento de exames positivos nos últimos dias, vi pessoalmente a situação na UPA e não descartamos um novo decreto, fechando novamente alguns setores e suspendendo aulas presenciais”, disse o prefeito.

Pessuto também afirmou que conversou com o reitor da Universidade Brasil, que apresentou um número inferior ao que foi apurado pela reportagem: seriam aproximadamente 700 alunos realizando provas presenciais em dias diferentes, com pouco mais de 100 alunos por dia.

Nesta sexta-feira (21), pelo menos duas escolas estaduais foram fechadas em Fernandópolis e permanecerão sem atividades presenciais por 15 dias.

Veja aqui.

últimas