DENGUE

Prefeitura de Votuporanga realizará nebulização veicular no combate à Dengue na próxima semana

Prefeitura de Votuporanga realizará nebulização veicular no combate à Dengue na próxima semana

Ação da Vigilância Ambiental em parceria com Sucen será realizada em duas etapas

Ação da Vigilância Ambiental em parceria com Sucen será realizada em duas etapas

Publicada há 2 anos

Trabalho será realizado no período noturno - Foto: Reprodução

Da Redação

A Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria da Saúde de Votuporanga, em parceria com a Sucen, com o intuito de combater o Aedes Aegypti, realizará uma ação de nebulização veicular com inseticida e que será realizado em duas etapas na região leste, abrangendo os bairros São Cosme, São Damião e São Lucas. A primeira, é a visita dos agentes de saúde entre os dias 17 e 19 deste mês e, a segunda parte entre os dias 21 e 23, será a pulverização no período das 18h30 às 22h.

Na visita, sem que entrem nas casas, os agentes orientarão os moradores e inspecionarão o peridomicílio, que é o quintal, para eliminar focos e criadouros, reduzindo assim a propagação de novos casos. Todos os agentes já foram vacinados contra a Covid-19 e farão uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Já na semana seguinte, durante a pulverização veicular, não será necessário que os moradores saiam de suas residências, apenas que deixem portas e janelas abertas para que a fumaça possa adentrar e conseguir eliminar as fêmeas do mosquito Aedes Aegypit, pois são elas que fazem o Repasto Sanguíneo, que é a sucção do sangue no ser humano e, assim, fazer com que ocorra o amadurecimento dos ovos. Importante é que a população proteja frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.

Dados atuais da Vigilância Epidemiológica informam que até o momento, foram registrados 527 casos confirmados, 95 estão aguardando resultado e óbito de um homem de 36 anos, com comorbidade.

Dengue e Covid-19

A ação é importante também, considerando que a Dengue e a Covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar, o que pode atrapalhar o diagnóstico e prejudicar o tratamento adequado de cada doença. Além da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti transmite também Zika, Chicungunya e Febre Amarela.

Prevenção

Como medidas preventivas, a Vigilância Ambiental orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios, como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.

Atendimento

Ao surgimento dos primeiros sintomas, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou unidades de pronto-atendimento imediatamente.

Denúncia

A população pode denunciar terrenos e imóveis com lixo, entulhos e outros, por meio da Ouvidoria Geral do Município pelo 0800 770 3175, além dos telefones (17) 3406-3175 e 3406-3181. Não é necessário se identificar, apenas informar endereço completo do local.


Fonte: votuporanga.sp.gov.br

últimas