PROJETO

Prefeitura de Fernandópolis lança ‘Projeto Luz Azul’

Prefeitura de Fernandópolis lança ‘Projeto Luz Azul’

Mães recebem carteira oficial do Autista e agradecem pelo novo projeto municipal

Mães recebem carteira oficial do Autista e agradecem pelo novo projeto municipal

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Em Fernandópolis, a data foi comemorada com uma grande conquista: o lançamento oficial do Projeto ‘Luz Azul’ e a entrega da CIPTEA - a carteira oficial do Autista (Lei Romeo Mion), válida em todo Território Nacional, que garante direitos e prioridades aos autistas, seja no setor público ou privado. 

O Projeto ‘Luz Azul’ é uma iniciativa da Prefeitura e será desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Comunicação, Esporte e Cultura.

O ‘Luz Azul’ tem como objetivo promover a sensibilização, capacitação e o respeito às pessoas e famílias que estão dentro do TEA. Para oficializar o início do projeto no município, na tarde desta sexta-feira o prefeito André Pessuto fez a entrega simbólica da carteira do Autista para três mães de crianças autistas, que na oportunidade agradeceram pela iniciativa e falaram das expectativas com essa nova conquista.

“Hoje é um dia muito especial e emocionante para nós, famílias de crianças com autismo. Agradeço o prefeito André, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Pessuto e todos os secretários que se sensibilizaram com esse projeto, entenderam sua importância e serão parceiros para sua realização em Fernandópolis. Não tenho dúvidas que será de grande importância e pioneiro na região”, agradeceu Ana Lúcia Cotrim Gomes de Albuquerque, coordenadora do Projeto ‘Luz Azul’ no município e mãe do garotinho Frederico.

“Acredito que a carteirinha será uma grande conquista, um instrumento importante para que as pessoas reconheçam nossos filhos e seus direitos perante a sociedade. Não espero que o mundo se adapta ao meu filho, mas sim que meu filho tenha direito e condições de se adaptar ao mundo. Quero ajudar o Miguel alcançar as ferramentas necessárias para que ele possa dar o melhor de si e ser quem ele tem o direito de ser. Esse será sempre o meu papel como mãe de um anjo azul”, disse Andrea Cristina Baldan Zuliani, mãe do pequeno Miguel.     

“É uma grata satisfação fazer parte desse momento tão especial e saber que, a partir de agora, as pessoas autistas e suas famílias terão seus direitos respeitados na luta pelo reconhecimento. O projeto em Fernandópolis contará com a participação de diversas secretarias da Prefeitura e nosso total apoio e incentivo”, explanou o prefeito André Pessuto.   

SOBRE O PROJETO 

O Projeto ‘Luz Azul’ permeia ações de conscientização, sensibilização garantia dos direitos das pessoas do TEA e inclusão em atividades municipais. Cada uma das secretarias envolvidas vai desenvolver programas e ações com o público autista cadastrado. 

*TEAbraço – Projeto que será desenvolvido na Secretaria de Assistência Social, com intuito de desenvolver um trabalho social de capacitação e acolhimento às famílias dentro do TEA: rodas de mães com apoio psicológico e capacitação. As atividades serão realizadas no Cras III, Praça do Céu e on-line. O TEAbraço atuará também em parceria com o Conselho Tutelar de Fernandópolis, auxiliando os pais com dificuldades do diagnóstico e sem conhecimento sobre o Autismo.

*MusicoTErApia,o TEAlegriamusical – Ações que serão realizadas na Secretaria de Cultura, como a musicoterapia com a Orquestra Sinfônica de Fernandópolis. A terapia musical auxilia no desenvolvimento sensorial, psíquico e motor por meio dos estímulos musicais, potencializa as habilidades cognitivas, psicomotoras e socio ambientais. Também serão desenvolvidas atividades na Casa do Artesão, com capacitação de Mães e outras ações de cultura e acolhimento na Estação Cidadania 

* Gol Azul - Um trabalho lúdico e esportivo para os autistas, priorizando os benefícios de uma vida saudável, com projetos realizados na Secretaria de Esportes. 

* Autizando na Escola – Ação da Secretaria de Educação, oferecendo, por meio de apoio às salas de recursos, cuidadoras especiais e o uso de materiais adaptados aos autistas e dando continuidade ao trabalho já existente de Inclusão.

Na Secretaria de Saúde haverá Centros de Reabilitações pontuais voltados a todos os deficientes, incluindo atendimento humanizado para as pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista, com uma equipe multidisciplinar de fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outras terapias e atendimentos voltados ao Espectro.

LEI ROMEO MION

 No dia 11 de janeiro de 2020 o Senado Federal brasileiro aprovou a Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, batizada em homenagem ao filho mais velho do apresentador Marcos Mion, que é autista. 

Por meio da referida lei, a pessoa com autismo tem direito a CIPTEA, que é uma carteira gratuita para ajudar na identificação de pessoas com TEA. Para obter o documento, a família deve informar através de um Formulário o nome completo do interessado; filiação; local e data de nascimento; número da carteira de identidade; número de CPF; tipo sanguíneo; endereço residencial e telefone; foto 3×4; assinatura ou impressão digital do interessado; nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador. O requerimento deve estar acompanhado de um Laudo/Relatório médico. 

As pessoas que tiverem interesse sobre o Projeto ‘Luz Azul’ e a CIPTEA em Fernandópolis deverão agendar horário na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (17)3465-0150 das 08h às 13h ou pelo whatsApp (17) 98827-571 – falar com Ana Lucia - responsável pelo Projeto ‘Luz Azul’. O agendamento para as informações e preenchimento do formulário visa evitar aglomerações em tempos de pandemia.  

últimas