TURISMO

Macedônia realiza audiência pública sobre leis de incentivo ao turismo

Macedônia realiza audiência pública sobre leis de incentivo ao turismo

Foram discutidas a criação da Semana Municipal do Ciclismo e também a lei de incentivo ao ciclismo

Foram discutidas a criação da Semana Municipal do Ciclismo e também a lei de incentivo ao ciclismo

Publicada há 2 anos

Durante a apresentação, o Prefeito Reginaldo Marcomini falou da importância da participação popular - Foto: Reprodução

Da Redação

A prefeitura de Macedônia, através da Secretária de Turismo, realizou nesta terça-feira, 22, uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do projeto do Roteiro Cicloturístico e Cultural e também para discussão de dois projetos de lei, sendo eles: a criação da Semana Municipal do Ciclismo e também a lei de incentivo ao ciclismo.

Na ocasião, o secretário de turismo, Jean Lipter, apresentou para os presentes, a leitura detalhada da lei de incentivo ao ciclismo que propõe o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo rural, gastronômico, de aventura, contemplativo e ecológico; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos locais; o desenvolvimento dos arranjos produtivos e movimentação da economia, motivando novos investimentos e novas estratégias para agregar valor aos serviços e produtos da cadeia produtiva local e também a promoção da mobilidade e acessibilidade.

A proposta da lei de criação da Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo propôs a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida e lazer; busca soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo, assim, melhorias para o trânsito.

Durante a apresentação, o Prefeito Reginaldo Marcomini falou da importância da participação popular.

“Através da audiência pública, conseguimos reunir poder executivo, legislativo e principalmente a população local. Estamos tendo a oportunidade de fazer história em Macedônia, trazendo discussões importante e dando voz a nossa comunidade. ”

ROTEIRO CICLOTURÍSTICO

Idealizado no início deste ano, o projeto consiste em criar um roteiro para os turistas que visitam a cidade de bicicleta, permitindo o contato direto com a natureza nas lindas paisagens e conhecendo um pouco da história do município. Em suma, a iniciativa pretende criar uma estrutura fixa para os ciclistas e se tornar referência no segmento no interior do Estado de São Paulo.

Com a implantação do projeto, a cidade passará a ofertar um produto turístico, trazendo o desenvolvimento do setor e fortalecendo o comércio do município.

Dentro do projeto ainda tem a criação do Museu, loja do artesão, criação de pontos de apoio, com água, banheiro, wifi e lixeiras; catálogo do comércio da cidade e também com hotéis de Fernandópolis.

O projeto é uma das iniciativas do município para reconhecimento e conquista do selo de Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

O Secretário de Turismo, Jean Lipter, afirmou que o projeto é umas das iniciativas para pleitear o MIT.

“Queremos conquistar o título de Município de Interesse turístico e com isso transformar Macedônia na Capital do Ciclismo. Nas ações de retomada da economia e do turismo, nossa meta está em oportunizar turista o ano todo e com bons rendimentos para o nosso comércio local, ” ressaltou.

A meta é que o projeto seja finalizado em outubro, mês de aniversário de Macedônia.

Dentre os presentes estiveram o prefeito Reginaldo Marcomini; vice-prefeita, Vanja Sabino; os vereadores Paulinho Martinelli, Monique Hiraki, Neide Saves, Rodrigo Marcomini e Pedro Antônio; Larissa Santiago, Turismóloga; conselheira tutelar, Rafaela Saves e os membros do COMTUR Jean Lipter, Roberto Beijo, Bruno Alexandre e Luiz Ricardo.

Vários empresários de Macedônia também participaram assim como membros do grupo “Maceda Bikers”, que muito contribuíram para as discussões, finalização dos textos das leis e também do projeto do Roteiro Cicloturístico e Cultural.

últimas