PANDEMIA

Após vacinação em massa, Botucatu registra queda de 71% nos casos de covid-19

Após vacinação em massa, Botucatu registra queda de 71% nos casos de covid-19

Média de casos da doença passou de 141 para 40 em duas semanas

Média de casos da doença passou de 141 para 40 em duas semanas

Publicada há 2 anos

Vacinação contra o coronavírus em Botucatu, interior de São Paulo

Vacinação contra o coronavírus em Botucatu - Foto: Vitor Orsola

Da Redação

O Ministério da Saúde confirmou no último sábado, 26, que seis semanas após iniciar a vacinação em massa, a cidade de Botucatu, localizada no interior de São Paulo, apresentou queda de 71,3% nos casos de covid-19 no município.

O município vacinou com a 1ª dose do imunizante cerca de 66.000 moradores no dia 16 de maio, como parte de um estudo do Ministério da Saúde para testar a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca contra as variantes do coronavírus. Foram vacinadas pessoas de 18 até 60 anos, e o número de adesão superou as expectativas.

Até o momento, 77 mil pessoas já foram vacinadas, o que representa mais da metade da população de 148 mil habitantes. A 2ª dose deve começar a ser aplicada já em agosto.

Segundo a prefeitura de Botucatu, a média móvel de casos de 20 a 26 de junho ficou em 283 casos por dia. Duas semanas antes, o número era de 988. O número de internações também apresentou queda, na última sexta-feira, 25, eram 50 pessoas internadas, cerca de 46% a menos do que em 9 de junho, quando eram 92.

De acordo com os dados dos boletins epidemiológicos de Botucatu, em duas semanas, média de casos da doença passou de 141 para 40.

A pesquisa contou com a participação do Ministério da Saúde, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da prefeitura de Botucatu, em parceria com a Universidade de Oxford, a AstraZeneca, a Fundação Gates e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).

últimas