EDUCAÇÃO

Educadores da rede municipal participam do ‘Projeto Acolher’

Educadores da rede municipal participam do ‘Projeto Acolher’

A realização das atividades acontece por meio de grupos de psicoeducativos on-line

A realização das atividades acontece por meio de grupos de psicoeducativos on-line

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Sintomas de depressão, ansiedade e estresse têm sido identificados na população nesse período de pandemia, podendo, até mesmo, impactar a saúde mental e o bem-estar psicológico devido a mudanças nas rotinas e nas relações familiares. 

Analisados em conjunto, todos esses fatores remetem à relevância de intervenções psicológicas alinhadas às necessidades emergentes no atual contexto de pandemia. Com o objetivo de disponibilizar um espaço de apoio mútuo com compartilhamento de experiências, foi criado em Fernandópolis o ‘Projeto Acolher’.

A ação, desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis e o Grupo de Psicólogos Voluntários Fundação Educacional de Fernandópolis teve início no dia 5 e vai até o dia 31 de julho, contanto com a participação de professores, assessores, diretores e colaboradores da Rede Municipal de Educação. 

A realização das atividades acontece por meio de grupos de psicoeducativos on-line, com uma hora semanal, abordando temas relacionados à saúde mental em tempos de pandemia. As intervenções psicológicas são dinâmicas, focadas nos estressores relacionados à doença ou nas dificuldades de adaptação às restrições do período. Durante as atividades, o grupo de pessoas compartilha angústias e pensamentos, descobrindo novas formas de lidar com o sofrimento, receber apoio e apoiar os que viveram situações semelhantes. 

“O ‘Projeto Acolher’ está para a Secretaria Municipal de Educação como um suporte para contribuir com o cuidar emocional de nossos profissionais que possam ter nos últimos meses passado por situações de vulnerabilidade frente a pandemia. Mesmo quem não tenha sido diretamente afetado tem contato com inúmeros indivíduos de seu círculo de amizade que tiveram o resultado positivo, desestabilizando emocionalmente, essas pessoas. Não podemos deixar de agradecer imensamente a cada um dos profissionais e a todos os inscritos e participantes no referido projeto, em especial aos seus idealizadores Washington e a Rádila” disse o secretário Municipal de Educação, Carlos Cabral

últimas