FERNANDÓPOLIS

NASF faz levantamento das ações do primeiro semestre do ano

NASF faz levantamento das ações do primeiro semestre do ano

Os dados foram contabilizados até 22 de junho

Os dados foram contabilizados até 22 de junho

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF Fernandópolis - registrou durante o primeiro semestre de 2021 um elevado número de acionamentos. Todas as Unidades Básicas de Saúde, além de outros órgãos como o Centro de Especialidades Odontológicas, Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, Hospital da Criança e Maternidade HCM Rio Preto, dentre outros, demonstraram credibilidade no trabalho da Gestão em Saúde e Equipe Multiprofissional NASF do município.

Os dados foram contabilizados até 22 de junho e ao longo de 173 dias foram realizados 275 acionamentos aos profissionais integrantes do NASF Fernandópolis: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeuta Ocupacional. 

Consistindo na principal porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde SUS e às Redes de Atenção à Saúde, as UBS encaminharam ao NASF usuários e famílias com histórias clínicas distintas: Acidente Vascular Cerebral; Puericultura; Amputações; Síndromes Genéticas; Risco de Desnutrição; Pós-Alta Hospitalar; Quedas; Cuidados Paliativos de Câncer; Transtornos de Desenvolvimento, Ocorrências de Luto, dentre outras.

O NASF tem papel imprescindível nos diversos acionamentos, tanto para proporcionar a atuação integrada e compartilhada junto às equipes de Saúde da Família, quanto para qualificar o atendimento aos usuários. As demais ações promovidas pelo órgão foram diversificadas com as adaptações necessárias em virtude do advento da Pandemia Covid-19. Dentre as ações, destacam-se a elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares – PTS; Visitas Domiciliares; Orientações; Articulações em Rede, Monitoramentos; Projetos em Saúde. Do total de acionamentos, 51% são do sexo masculino. 

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A rede municipal de Saúde promoveu uma capacitação sobre o “Trabalho Infantil e as Ações Estratégicas de Enfrentamento para sua Erradicação”. A ação, conduzida pela professora Bel Luchesi que é Assistente Social especialista em políticas públicas e práticas de assistência social, foi direcionada aos médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. 

A capacitação foi on-line e contribuiu para deixar os profissionais aptos na identificação de qualquer tipo de trabalho infantil existente, suas formas de abordagem e das denúncias.

últimas