Diocese de Jales anuncia festividades de seus 61 anos na abertura da 37ª Romaria

Diocese de Jales anuncia festividades de seus 61 anos na abertura da 37ª Romaria

As celebrações serão realizadas com o agendamento, dentro dos protocolos sanitários

As celebrações serão realizadas com o agendamento, dentro dos protocolos sanitários

Publicada há 2 anos

190721154641.jpg

A abertura da 37ª Romaria ocorreu no dia 14 de julho - Foto: Reprodução

Da Redação/ A Tribuna Web

A 37ª Romaria Diocesana de Jales contará com uma programação especial nos dias 14 e 15 de agosto de 2021, sábado e domingo, e na semana seguinte, para comemorar os 61 anos de fundação da Diocese. As celebrações serão realizadas com o agendamento, dentro dos protocolos sanitários, com ampla divulgação pelos meios de comunicação. 

A abertura da 37ª Romaria ocorreu no dia 14 de julho, quarta-feira, na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Jales. Uma celebração dedicada à padroeira, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, marcou o início do evento. Em seguida, foi apresentado o lema da Romaria deste ano, seu objetivo e o modo como será realizada. Participaram padres da diocese, representantes das Comunidades e Paróquias e a imprensa que foi, gentilmente acolhida para uma coletiva. 

“Com Maria a caminho da unidade”. Esse é o lema da 37ª Romaria Diocesana de Jales que condiz com o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14), da Campanha da Fraternidade deste ano. A unidade promovida pela Igreja, realçada nesta Romaria, é uma característica fundamental de nossa fé. Seguir a Cristo implica dar testemunho de comunhão. Ele próprio o disse: “nisso todos conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros” (Jo 13,35). Desde os primórdios da Igreja, a unidade é nossa principal identidade, pois “todos os que abraçavam a fé, viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2,44).

Como parte importante dos festejos da padroeira da Diocese, haverá a Ordenação Presbiteral do Diácono Washington Henrique da Conceição, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Fernandópolis, no dia 14 de agosto, sábado, a partir das 14h30.

No dia de Nossa Senhora da Assunção, 15 de agosto, às 15h, quando tradicionalmente ocorre a caminhada dos fiéis em direção à Catedral, será celebra a missa da padroeira, em comemoração ao aniversário da Diocese de Jales, presidida por Dom Reginaldo Andrietta, contando com a participação dos padres das Paróquias do município de Jales. Representantes das Paróquias e Quase-Paróquias de toda a Diocese participarão da celebração. Nesse mesmo dia e horário, em sinal de comunhão, todas as Paróquias celebrarão uma missa dedicada especialmente à Diocese.

Na Catedral, logo após a missa solene das 15h, uma carreata conduzirá a imagem de Nossa Senhora da Assunção ao Santuário Diocesano da Santíssima Trindade, onde ela permanecerá para devoção dos fiéis de toda a Diocese até a missa do dia 21 de agosto, às 18h15, quando as festividades da padroeira diocesana se encerrarão.

Em cada Romaria a Igreja Diocesana visita sua história e interpreta sua realidade atual, procurando compreender a Igreja que fomos e somos, e vislumbrar a Igreja que queremos ser, tendo como eixo central a comunhão na missão.


Fonte: atribunanaweb.com.br

últimas