ESTIAGEM

Santa Fé do Sul anuncia racionamento de água após longa estiagem

Santa Fé do Sul anuncia racionamento de água após longa estiagem

As represas que abastecem 70% do município estão baixas

As represas que abastecem 70% do município estão baixas

Publicada há 2 anos

Da Redação

O município de Santa Fé do Sul vai iniciar a partir da 0h desta quarta-feira, 04, um sistema de racionamento de água. A situação é causada pela estiagem que atinge a região noroeste paulista.

Uma das prioridades do Governo Municipal de Santa Fé do Sul é solucionar definitivamente a questão da água, que se arrasta por mais de dez anos. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae Ambiental está fazendo vários investimentos na área. Serão investidos R$ 6 milhões na construção de um poço profundo, que já se encontra em fase licitatória. O poço profundo terá 1.200 metros, com vazão de captação de 400 mil litros de água. A obra deve ser concluída no início de 2022, resolvendo completamente o problema. 

Mais três novos poços que se encontravam parados serão licitados nos bairros Vila Mariana, Beira Rio e Rua Manuel Simão da Cruz. Também será feita uma transposição do Rio Paraná até a represa de Captação no Córrego da Cabeceira Cumprida, bombeando a água e enviando para o Sistema de Tratamento

As represas que abastecem 70% do município estão baixas. Enquanto uma está com menos dos 50% da capacidade, a outra praticamente secou por conta da falta de chuvas. Apesar de todos os esforços do Saae Ambiental, com a estiagem atípica, uma das mais severas dos últimos 100 anos, será inevitável o racionamento de água.

Os efeitos do racionamento serão menores se houver economia no consumo de água, que começa a partir da meia noite desta quarta-feira (4). A cidade será dividida em dois períodos: da 0h00 ao 12h e do 12h à 0h00, diariamente por tempo indeterminado.

Bairros que terão o racionamento das 12h à 0h:

São Francisco, 13 de Maio, Cecap, Centro Sul, Vila Maria, Vila Rute, Vila Moreira, parte do Centro entre a avenida Navarro de Andrade e a rua Perimetral Oeste, Residencial Brasília, Santa Cruz, Vila Mariana, Centro Sul, Vila Tênis Clube, Eldorado, Beira Rio, Flora Araújo, Orestes Borges.

Bairros que terão o racionamento das 0h às 12h:

Centro, Jardim Europa, Jardim Morumbi, Jardim do Bosque, Bela Vista, Coronel Araújo, Vila Pacheco, Parque Ana Lúcia, Parque Clóvis Oger, Distrito Industrial III, Jardim Mangará (parte alta), Bartolo Rossafa, Jardim Prata, Jardim Paulista.

Fica proibido lavar calçadas e carros durante este período.


Fonte: www.santafedosul.sp.gov.br

últimas