POLÍTICA

Justiça de São Paulo obriga o YouTube a retirar do ar vídeo contra o Deputado Fausto Pinato

Justiça de São Paulo obriga o YouTube a retirar do ar vídeo contra o Deputado Fausto Pinato

No vídeo, o deputado é chamado de 'lobista do regime comunista chinês', entre outras críticas de cunho ideológico

No vídeo, o deputado é chamado de 'lobista do regime comunista chinês', entre outras críticas de cunho ideológico

Publicada há 2 anos

Justiça de SP determina a retirada de vídeo do YouTube com ofensas ao  deputado federal Fausto Pinato – Jornal

A decisão do TJSP reforça uma decisão anterior, de janeiro deste ano - Foto: Reprodução

Da Redação

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a plataforma YouTube a remover definitivamente do ar um vídeo contra o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), divulgado por um canal político ligado à ala de extrema direita. 

A condenação do Youtube é considerada inédita, com fator de jurisprudência, pois a plataforma, partir de agora, deverá ser mais vigilante sobre os conteúdos políticos que vão ao ar por meio de sua plataforma.

A decisão do TJSP reforça uma decisão anterior, de janeiro deste ano, a qual condenou os apresentadores a retirarem da internet um vídeo no qual dois apresentadores chamam Fausto Pinato de 'lobista do regime comunista chinês', entre outras críticas de cunho ideológico.

Na época, a justiça paulista considerou que as falas contra o parlamentar extrapolaram a livre expressão de opinião e entraram no campo da ofensa à moral e honra, de forma proposital e deliberada.

Nesta segunda-feira, 23, o deputado Fausto Pinato comemorou a decisão e considerou que a decisão judicial reforça o entendimento constitucional sobre a liberdade de opinião e expressão, uma garantia prevista, mas com limites. 

“A democracia é construída com base na liberdade de opinião, mas acima de tudo, no diálogo e no respeito. Grupos ideológicos e negacionistas usam os meios digitais de comunicação para construir o ódio e atacar quem não compactua com suas ideias. Contra eles, temos os rigores da justiça”, afirmou.

últimas