COMUNIDADE

Avança criação de Departamento de Promoção de Igualdade Racial

Avança criação de Departamento de Promoção de Igualdade Racial

Neste sábado, dia 28, será realizada uma reunião on-line com eleição de conselheiros

Neste sábado, dia 28, será realizada uma reunião on-line com eleição de conselheiros

Publicada há 2 anos

Secretaria Municipal junta forças para consolidar parceria com lideranças do movimento negro - Foto: Prefeitura de Rio Preto/Divulgação

Da Redação

A secretária Maria Cristina Augusto, da pasta dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, liderou nesta quinta-feira (26) uma reunião para viabilizar a execução do Serviço de Referência de Promoção da Igualdade Racial, um departamento que vai reforçar a luta dos negros rio-pretenses. 

Participaram da assinatura do termo de colaboração o presidente da ARA (Associação de Reintegração Assistencial) Ricardo Augusto Diogo Sanches; o presidente do Conselho Municipal Afro (CMA) Darok Viana e o assessor e coordenador do DEPIR Demécio Rodrigo da Silva. 

No encontro, ocorreram a assinatura do termo e a celebração da parceria com início dos trabalhos no dia 1º de setembro. Com essa conquista, a secretaria avança para o próximo passo que é a aprovação do regimento interno, totalmente refeito e reestruturado, assim podendo finalizar a criação do Departamento de Promoção de Igualdade Racial, uma data histórica para a política pública de Rio Preto.

A parceria foi possível devido a uma reorganização financeira interna da secretaria, viabilizando a contratação de profissional de psicologia para atender as demandas do departamento de Raça e Etnia.

“É um passo muito importante para a consolidação do Departamento de Igualdade Racial em Rio Preto, uma pauta que foi muito levantada ao longo deste mandato do CMA e é de importância primária para avançarmos em tantas outras políticas públicas necessárias. Ficamos felizes com o avanço e a disposição da Secretaria e da entidade ARA em formarmos essa parceria. Certamente trará grande qualidade para o atendimento da população negra,” afirma Darok Viana, presidente do Conselho Afro.

ELEIÇÃO

Neste sábado, dia 28, será realizada uma reunião on-line com eleição de conselheiros através da plataforma zoom meetings a partir das 9 horas. São 21 candidatos concorrendo a 14 vagas nos segmentos da Sociedade Civil: Organização Geral do Movimento Negro; Juventude; Trabalhadores; Mulheres; Ensino e Pesquisa; Personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais. 


Fonte: Prefeitura de Rio Preto

últimas