ARTIGO

ONDE ESTÁ DEUS?

ONDE ESTÁ DEUS?

Por Odair Martins

Por Odair Martins

Publicada há 2 anos

No dia 30 de Agosto de 2021, a ultima aeronave americana deixou o Afeganistão, encerrando assim formalmente a participação dos Estados Unidos no conflito interno afegão. No dia seguinte certo amigo me envia um e-mail fazendo seguinte pergunta ,onde estava Deus quando a população afegã sofre. Quando lembramos do terremoto no Haiti que é um dos países mais pobres do mundo, mais de 2800 pessoas estão feridas quase 3 mil construções foram destruídas; situação é pior no sul do pais o numero de mortos passa de 1200 pessoas, ele ainda me lembrou da morte da fundadora da pastoral de criança, Zilda Arns, então logo eu responderia a ele com uma das passagens Bíblicas, que todos nos deveríamos ler quando das nossas inconformidades com o que tem ocorrido em todo o mundo, tenho orado, e pedido a Deus , para que todos nos possamos entender a sua vontade.”Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.”(Jô 38: 4 ). Provavelmente um ateu encontraria aí a prova da não-existência de Deus. Para outros, o terremoto mostra um Deus impotente para evitar os desastres e socorrer a humanidade. Uma outra resposta seria a de que Deus é mau, por isso não impediu o desastre, mesmo tendo o poder para fazê-lo. Há ainda quem prefira deixar Deus fora dessa e culpar satanás pelos incidentes. Embora algumas vezes os bons sofram e os maus prosperem, temos a certeza que Deus inverterá essa ordem.

Deus vê de antemão e providencia para cada emergência. Com Ele nada sucede ao acaso. Ao ler o livro de Joel, lemos ali a sua profecia quando da invasão extraordinariamente calamitosa de insetos destrutivos. O gafanhoto que devastou a terra destruiu as colheitas e trouxe a fome geral. O profeta vê nessa calamidade uma visitação do Senhor, como muitos outros profetas Joel prediz o futuro, à luz do presente, considerando um acontecimento atual e iminente como símbolo de um acontecimento futuro. Projetando sua visão ainda mais para o futuro, vê a invasão final da Palestina pelos exércitos confederados do Anticristo. Tomando o Dia do Senhor, como o pensamento central e tendo em mente que a mesma expressão é usada com referencia à invasão dos gafanhotos.Assim pessoas sem o conhecimento da palavra de Deus ficam muitas vezes pedindo que venha o dia do Senhor. Ficamos muito triste com este acontecimentos que acabou sendo usado como tema para redes de TV , aumentar a sua audiência. E como se as redes de TV ficassem torcendo para que algo de ruim aconteça. Será que nos Brasileiros estamos preparados para uma tragédia desta magnitude? talvez estes acontecimentos nos leve à uma atitude de amor para com o próximo. Então pensamos que já estamos próximo do final do ano, do carnaval onde se constrói em poucos dias a maior festa popular do mundo, com pandemia ou não, e uma letra de musica popular,que diz assim, “eu não sei como este povo que passa mal, toma ônibus lotado, com suas panelas vazias, ainda fazem carnaval”. Me faz lembrar das pessoas que ficaram sem casa por causa das enchentes, das pessoas que perderam os seus filhos,amigos, com os desmoronamento de terras. As secas que levam as pessoas a se mudarem para as grandes cidades e acabam morando em barracos ao lado dos rios. Das balas perdidas que sempre encontram a sua vitima . 

Onde esta Deus? “Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, aos servidores celestiais saltavam gritos de alegria.”(Jó 38,7).

                                            

 Odair Martins é Autor do Livro Tempo de Sair do templo.

últimas