REGIÃO

Projeto ambiental de preservação de Araras-Canindé se espalha pela região

Projeto ambiental de preservação de Araras-Canindé se espalha pela região

A prefeitura de Jales instalou ninhos artificiais em palmeiras da cidade para abrigar as ‘Araras Canindés’

A prefeitura de Jales instalou ninhos artificiais em palmeiras da cidade para abrigar as ‘Araras Canindés’

Publicada há 2 anos

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante com os servidores da pasta Paulo, Ademir e Álvaro com Jesus e Fábio Morilha, do Projeto Ninhus, durante a instalação de ninhos artificiais para as araras-canindé - Foto: Divulgação/Prefeitura de Jales

Da Redação

Após Fernandópolis registrar com sucesso projeto ambiental que visa preservar as Araras-Canidé, Jales também realizará a instalação de ninhos artificiais para abrigar as aves. Confira a seguir matéria divulgada peça prefeitura de Jales.

“Preocupada em proteger a fauna e a flora na cidade, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira, dia 2 de setembro, fez a instalação de ninhos artificiais para abrigar aves da espécie arara-canindé em diversas palmeiras espalhadas pelas principais avenidas do município.

A iniciativa surgiu depois que a secretária da pasta, Sandra Gigante, observou que as araras ficava procurando locais para se abrigarem, criando ninhos dentro das palmeiras existentes.

De acordo com a secretária Sandra, a ação busca minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades humanas em decorrência do desenvolvimento e industrialização da cidade. Com essas atividades, consequentemente, diminui-se os recursos naturais no entorno urbano para a fauna. “Essa ação força diversos animais a buscarem abrigo e alimento dentro da cidade e com isso a área urbana acaba se tornando um elo muito importante no desenvolvimento e na reprodução desses animais”.

Sandra Gigante ressaltou ainda que “com isso, fazendo a instalação de ninhos artificiais em diversos pontos do município, as araras terão a opção de se abrigarem, ainda mais nessa época que estão acasalando e se reproduzindo”.

A Secretaria de Meio Ambiente instalou 10 ninhos artificiais e outros dois doados pelo Interact Club em pontos como Avenida João Amadeu (três unidades), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (uma unidade), Avenida Salustiano Pupim (uma unidade), Avenida Francisco Jalles (uma unidade), Praça do Jd. Arapuã (uma unidade), em frente ao Hospital de Amor (uma unidade), rotatória da Vila União (duas unidades), Praça Japonesa na Rua Nova Iorque (uma unidade) e Praça anexa ao Terminal Rodoviário (uma unidade). “Além de proteger os animais, oferecer um lar para as araras-canindés, garantir a reprodução das espécies, a nossa população tem a oportunidade de acompanhar tudo isso de perto, observar essas lindas aves que encantam e embelezam e tirar fotografias das espécies, como muitas pessoas tem feito e postado nas redes sociais. Isso mostra nossa preocupação e comprometimento com o meio ambiente”, frisou o prefeito Luis Henrique Moreira.”

ARARA CANINDÉ

A arara-canindé é uma ave também conhecida em algumas regiões como ara-ararauna. É considerada uma das espécies mais espertas da fauna brasileira. Suas populações estão diminuindo em alguns países, por isso, já existem trabalhos específicos para a reprodução. Por ser uma ave que se desloca a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, acabam se tornando presas fáceis de outras aves.

RESGATE

Em meio às instalações, a Prefeitura foi surpreendida com um resgate de araras feito pela secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente. Na manhã de manhã de 01 de setembro, filhotes de araras que viviam em um ninho no alto de uma palmeira, caíram nas proximidades do Terminal Rodoviário e, para salvá-los, a convite da secretária Sandra Gigante, prontamente os empresários Neto (Almeida Materiais de Construção) e Everaldo (EJB Terraplanagem) enviaram maquinário e equipamentos para recolocar a árvore no local onde estava plantada e devolver o ninho e os filhotes para a arara mãe. “Essa é uma gestão que prioriza o meio ambiente em tem olhos voltados para a natureza”, disse a secretária Sandra Gigante.


Fonte: Fonte: Prefeitura de Jales

últimas