7 DIAS

1,7 mil presos terão saída temporária na região nesta terça-feira

1,7 mil presos terão saída temporária na região nesta terça-feira

Todos devem retornar até o dia 20 de setembro

Todos devem retornar até o dia 20 de setembro

Publicada há 2 anos

Da Redação

Na região, a Justiça vai liberar 1.737 detentos nesta terça-feira, dia 14, quando começa a terceira saída temporária do ano. A maior parte dos presos sairá do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto. Todos devem retornar até o dia 20 de setembro.

Informações dão conta de que serão liberados 49 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia, 32 da penitenciária da mesma cidade, 40 detentos do CDP de Icém e um preso do CDP de Paulo de Faria. Também serão liberadas 43 mulheres presas no Centro de Ressocialização Feminina (CRF) de Rio Preto.

A lista dos presos beneficiados pela saída temporária foi enviada para a Justiça pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Segundo a Justiça, somente ganham o benefício os detentos que não cometeram falta grave nos últimos 12 meses.

Suspenso

O benefício foi suspenso em março de 2020, com a pandemia do coronavírus, mas foi retomado a partir do Natal do ano passado. A saída temporária faz parte do programa judicial de ressocialização gradual dos presos em regime semiaberto, até que seja concedida a liberdade condicional.

Durante os sete dias, os detentos são proibidos de frequentar festas e sair de casa no período noturno. Caso os beneficiados não retornem na data marcada, são considerados foragidos e, ao voltar ao presídio, perdem o direito ao regime semiaberto.

Segurança

Todos os departamentos e delegacias de Polícia sob a jurisdição do DEINTER-5 receberam informações essenciais a respeito da saída temporária.

De acordo com a Polícia Militar de Fernandópolis, o número de abordagens de suspeitos durante o período da saidinha costuma aumentar, principalmente em áreas onde há incidência maior de crimes. 

últimas