EDUCAÇÃO

Crianças de 0 a 3 anos voltam às aulas presenciais dia 20

Crianças de 0 a 3 anos voltam às aulas presenciais dia 20

Prefeitura, com apoio das APMs, prepara escolas e confirma data de retorno

Prefeitura, com apoio das APMs, prepara escolas e confirma data de retorno

Publicada há 4 dias

Da Redação

Após decisão unânime e deliberação do Comitê Municipal de Contingência da Covid-19, na última quinta-feira (9), a prefeitura de Jales anunciou para o próximo dia 20 a retomada das atividades escolares presenciais nas unidades que atendem Educação Infantil para crianças com idades entre 0 a 3 anos no município.

Também amplia, desde segunda-feira (13), o número de alunos nas salas de aula em escolas que oferecem ensino para as crianças com idades entre 4 e 11 anos, que vinham obedecendo ao protocolo de dias alternados e capacidade de 50% referente ao número total de alunos.

Para que tudo ocorra de forma segura, as gestoras e a equipe da Secretaria Municipal da Educação vêm planejando há algum tempo o retorno gradual das aulas. Foram adquiridos os equipamentos de proteção individual (EPI), face Shields, luvas, álcool gel, produtos de higienização, planejado o distanciamento físico entre os alunos recomendado pelo Ministério da Saúde.

Serão realizadas, durante toda essa semana, reuniões com pais e responsáveis do berçário ao maternal, alertando sobre as orientações às famílias entre outras recomendações fundamentais para a prevenção da Covid-19, assim como tem sido feito com os pais de crianças de 4 a 11 anos há um mês, o que garantiu o retorno seguro e sucesso da retomada às aulas e atividades.

De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Adriana Campos, a decisão foi decorrente dos baixos índices de transmissibilidade do coronavírus na última semana, com menor taxa de internação na enfermaria e UTI Covid da Santa Casa e da redução dos casos de Covid-19 no município e região.

“Estamos retornando às aulas presenciais sempre com todo cuidado e atenção necessários para proteger nossos alunos, educadores e servidores. Juntamente com a Secretaria da Educação e de Comunicação, trabalhamos ao lado do comitê de enfrentamento, que conta com a participação de médicos e profissionais da saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, de representantes da Santa Casa, SAMU, UPA e AME”, disse a secretária.

“Para a retomada das aulas com segurança e conforto aos alunos, tanto com idades de 0 a 3 anos, quanto de 4 a 11 anos, foram realizadas reformas e adequações em algumas escolas do município. Na EMEI ‘Professora Gema Aparecida Prandi Rosa’, no Jardim São Judas Tadeu, por exemplo, a prefeitura realizou pintura e adequações. A Associação de Pais e Mestres (APM) também realizou diversas promoções que permitiram que a escola fosse especialmente pintada, deixando um ambiente mais alegre, bonito e divertido para as crianças”, ressaltou a professora Adriana Campos.

Na EMEI Professora “Diva Maciel Jorge”, no Jacb, a equipe da prefeitura realizou reforma, onde foi feita a substituição do piso e correções da pintura interna. Também foi executada reforma e instalação de porta antipânico na EMEI “Vera Lúcia de Oliveira Vilela”, no Jardim Trianon, que ganhou nova pintura nos corredores e salas de aula, e com recursos da APM foi possível instalar bebedouros e reformar banheiros da escola.

Prefeitura e APMs realizaram ainda reforma dos banheiros na EM “Eljácia Moreira”, no Jardim Nossa Senhora Aparecida e na EM “Professora Elza Pirro Viana”, no Centro; pintura na EM “Professor João Arnaldo A. Avelhaneda”, no Jardim Paulista.

Fonte: Prefeitura de Jales

Na EMEI “Professora Gema Aparecida Prandi Rosa”, a prefeitura e a APM garantiram melhorias e pintura especial (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jales)

Secretária da Educação afirma que a decisão foi decorrente dos baixos índices de transmissibilidade do coronavírus na última semana, tanto no município quanto na região


últimas