MEGAWATTS

Retorno do horário de verão ganha apoio de entidades do setor elétrico

Retorno do horário de verão ganha apoio de entidades do setor elétrico

Programa interrompido em 2019 já vinha sendo defendido por empresas de serviços e shoppings

Programa interrompido em 2019 já vinha sendo defendido por empresas de serviços e shoppings

Publicada há 2 anos

Da Redação

Um documento elaborado por entidades ligadas ao setor elétrico defende o retorno do horário de verão como medida emergencial para enfrentar a crise energética. As associações pregam ainda que, no longo prazo, o governo deve priorizar o incentivo à eficiência energética para reduzir o risco de novas crises.

O horário de verão foi extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de que já não garantia grande economia de energia enquanto causava transtornos para trabalhadores, principalmente aqueles que dependem do transporte público ainda de madrugada.

Com o agravamento da crise energética, porém, vem crescendo no últimos meses o apoio ao retorno do programa, que adia em uma hora o fim do dia, garantindo melhor uso de iluminação natural em um horário de grande demanda por eletricidade.

Entidades do turismo, como CNTur e Feturismo, o setor de restaurantes e, depois, os shoppings já se manifestaram a favor. Nesta semana, o apoio foi reforçado por Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), ICS (Instituto Clima e Sociedade), Iei (International Energy Intiative), Mitsidi Projetos e Hospitais Saudáveis.

O grupo de entidades diz que o horário de verão economizaria entre 2% e 3% do consumo no início da noite, reduzindo a necessidade de acionar térmicas mais caras que hoje pressionam a conta de luz.

O próprio ONS foi contrário ao fim do horário de verão, mas prevaleceu o argumento de que a economia vinha se reduzindo na medida em que o pico do consumo no verão se deslocou para o meio da tarde, quando uma quantidade maior de aparelhos de ar condicionado estão ligados.

 Fonte: Folha de S.Paulo

A Aneel estipula três níveis de tarifas, conforme a produção de energia nas hidrelétricas do país; os patamares são denominados por cores: verde, amarelo e vermelho - dividido em níveis 1 e 2 (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

últimas