CRISE

Nível de água em Ilha Solteira cai para zero, segundo site do ONS

Nível de água em Ilha Solteira cai para zero, segundo site do ONS

Usina é a maior do Estado de São Paulo, com capacidade para 3.444 MW

Usina é a maior do Estado de São Paulo, com capacidade para 3.444 MW

Publicada há 2 anos

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira em operação

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira, que é a 6ª maior do Brasil, pode deixar de operar se não chover nos próximos dias - Foto: Reprodução

Da Redação/Poder 360

O reservatório da Hidrelétrica Ilha Solteira registra 0% de armazenamento de água nesta quarta-feira, 15, segundo o site do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Com um volume de água tão baixo, estimou-se que a usina administrada pela empresa chinesa CTG deixaria de operar.

O operador explicou em nota que o percentual tem como referência o volume útil estabelecido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). A agência destina uma cota de 323 metros para que a hidrovia Tietê-Paraná não seja interrompida, mas a operação na via já está paralisada.

“O valor de 0,0% registrado hoje no site do ONS significa que o volume de água já atingiu esta cota mínima para utilização da hidrovia, porém isso não significa que o reservatório da usina esteja vazio”, consta no comunicado.

Segundo a CTG, a Ilha Solteira opera com 322,94 m e o nível mínimo do projeto é de 314 m. Portanto, se não chover nas próximas semanas, o volume de água pode cair rapidamente. “Como autorizado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), o operador está autorizado a chegar a cota de 314 metros e está comprometido em fazer a melhor gestão dos recursos no atual cenário”, informou o ONS.

Parte do volume de água represado nas hidrelétricas não é usado na geração de energia, pois a água pode estar abaixo da barragem e da turbina.

A usina Ilha Solteira fica na bacia do Rio Paraná. Ela produz 1,81% da energia de todo o subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Essa é a maior usina do Estado de São Paulo, com capacidade para 3.444 MW (megawatts) de produção.

CRISE HÍDRICA

O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmou, na 3ª feira (14.set), que a situação piora a cada mês e não tem previsão de quando irá normalizar.

Além de Ilha Solteira, outras usinas hidrelétricas dos subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Sul operam com volume de água preocupante no reservatório. A Usina Três Irmãos, por exemplo, tem só 1,98% do seu volume útil. Ela produz 1,14% da energia do subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

Já no subsistema Sul, a situação é mais crítica na Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que está com 8,99% da sua capacidade. Ela produz 29,83% da energia do subsistema.


Fonte: www.poder360.com.br

últimas