SAÚDE

UPA de Fernandópolis completa cinco anos com 285 mil atendimentos prestados

UPA de Fernandópolis completa cinco anos com 285 mil atendimentos prestados

Unidade funciona 24 horas, ininterruptamente, atendendo moradores da cidade e região

Unidade funciona 24 horas, ininterruptamente, atendendo moradores da cidade e região

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Unidade de Pronto Atendimento de Fernandópolis comemora nesse mês de setembro cinco anos de atividades prestadas à população, com um acolhimento diário de aproximadamente 150 pacientes, totalizando 285 mil atendimentos desde sua inauguração. 

A unidade conta com salas de atendimento, locais próprios para imobilização, consulta, inalação, aplicação de medicamentos, eletrocardiograma, sutura e curativo, urgências, esterilização, lavagem e descontaminação, observação e farmácia. Tornando o local ainda mais estruturado, em maio de 2019 a Prefeitura de Fernandópolis instalou um aparelho de Raio-X, com serviço que funciona 24 horas, ininterruptamente, com um técnico de radiologia.

“No início da nossa administração pegamos uma UPA sem nenhuma estrutura de atendimento, chegamos a cogitar a possibilidade do fechamento da unidade e essa nossa atitude chegou ao conhecimento do Ministério da Saúde. Conseguimos ser ouvidos e conquistamos alguns aparelhos, camas e, principalmente, a qualificação da UPA, com isso o serviço conquistou mais recursos para o atendimento prestado no município, passando a receber o repasse do Governo Federal”, disse o prefeito André Pessuto, que ainda finalizou: “Desde o início da pandemia também preparamos a UPA para atender todos os casos de síndromes gripais com segurança e bom atendimento. Saímos na frente e implantamos umas das primeiras usinas de oxigênio própria do Brasil”, explanou o prefeito Pessuto.

A coordenadora da Unidade destacou ainda que o dinamismo e profissionalismo da equipe é fundamental para o bom andamento da unidade. “Trabalhamos aqui com muito amor e nosso objetivo é a cada dia desempenhar o serviço ainda melhor. Graças ao apoio da administração e do prefeito André a UPA tem garantido melhorias a cada dia podendo atender a todos com estrutura e qualidade”, comentou Antonilce Pansani.

ESTRUTURA:  

A UPA Fernandópolis oferece atendimento médico de Urgência e Emergência em uma estrutura ampla, com sala de espera, recepção, sala de medicação, posto de enfermagem, CME, DML e áreas administrativas. Sala ampla com leitos totalmente prontos e equipados com respiradores, monitores cardíacos, ECG, carrinho de parada entre outras matérias essenciais para um atendimento preciso e de qualidade.  A Unidade também dispõe de leitos para observação de pacientes e a permanência dos mesmo em casos que seja necessária uma breve institucionalização. Os quartos de observação também disponibilizam equipamentos para monitoramento dos sinais vitais e estrutura para atendimento imediato de qualquer intercorrência. A unidade conta com Raio X e usina temporária própria de oxigênio hospitalar, que dá suporte no atendimento aos pacientes de Fernandópolis e região que são atendidos na unidade.

QUANDO PROCURAR A UPA: 

Pressão e Febre alta 

Fraturas 

Cortes 

Suspeita de Infarto e Derrame 

Picadas e mordida de animais 

Falta de ar 

Hemorragias 

Diarreia e Vomito persistente  

Convulsões 

Hiper/hipoglicemia 

Queimaduras 

Outras urgências  

últimas