PRISÕES

PF faz operação para apurar fraude em licitação para hospitais de covid

PF faz operação para apurar fraude em licitação para hospitais de covid

Em Rio Preto foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão

Em Rio Preto foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão

Publicada há 2 anos

PF faz operação para apurar fraude em licitação para hospitais de covid - Polícia Federal60 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão, dois foram em Rio Preto - Foto: Reprodução

Da Redação/SBT Interior

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 21, uma operação para apurar fraude em licitação na contratação de empresa para montagem de dois hospitais de campanha na cidade de Paulínia (SP), durante a pandemia da covid-19, fraude teria ocorrido no início da pandimia em abril de 2020. O valor da licitação foi de 4 milhões de reais.

A Operação denominada de "Carga Implosiva" teve início após um caminhão ser apreendido com carga roubada em abril de 2020 que mostrou indícios de irregularidades no processo licitatório aberto para escolher a empresa especializada na montagem de hospitais de campanha.

Apesar da contratação não ter sido finalizada, a investigação demonstrou que isso se deu por circunstâncias alheias à vontade dos envolvidos, mas configurou crime de fraude à licitação, previsto no art. 90, da Lei 8.666/93, cuja pena é de 4 anos de prisão.

60 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão – expedidos pela Nona Vara Federal de Campinas – nos estados de São Paulo (cidades de Campinas, Paulínia, Sumaré, São José do Rio Preto e São Paulo) e Santa Catarina (cidades de Florianópolis e Biguaçu), em endereços ligados às pessoasenvolvidas na licitação fraudada. A PF quer colher provas para identificar os envolvidos no crime.

O nome da operação é uma referência à carga encontrada dentro do caminhão – estruturas metálicas para eventos – abordado pela Polícia Civil e Guarda Municipal de Paulínia que revelou os indícios da trama delitiva e a impediu.


Fonte: sbtinterior.com

últimas