ARTIGO

JESUS CRISTO É MISSÃO

JESUS CRISTO É MISSÃO

Por Padre José Aparecido Ferro Martinez

Por Padre José Aparecido Ferro Martinez

Publicada há 2 anos

Neste mês de outubro a Igreja celebra o mês missionário, o tema escolhido é: “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20). A Igreja é missionária por própria natureza, já que segundo o desígnio de Deus Pai, origina-se da missão do Filho e da missão do Espírito Santo. Com essa afirmação o Concílio Vaticano II recuperou a concepção teológica da natureza missionária da Igreja. Jesus é Missão; seu amor frontal misericordioso quer comunicar-se ao mundo humano. Esse amor é o movimento da própria Trindade. O Filho é o revelador do amor misericordioso do Pai ao mundo e quer levar tudo ao Pai. O Espírito Santo, na sua missão trinitária, plenifica a obra o Pai e do Filho.

A Igreja surge do Filho, por obra do Espírito Santo, para participar como “sacramento universal ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo gênero humano” (Lumen Gentium, n1). A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão reveste essencialmente a forma de comunhão missionária.

O Papa Francisco desde o seu pontificado tem nos mostrado uma Igreja em saída, isto é, aos moldes de Jesus que não ficou só na Galileia, mas percorreu os povoados, levando a todos os povos a esperança e a paz anunciada pelos profetas. Hoje, a igreja é chamada a fazer essa experiência de Jesus, porque depois de 2021 anos de história, vemos soar em nossos ouvidos que “A messe é grande, mas poucos são os operários” (Lc 10,2).

Uma Igreja em saída que vá ao encontro dos empobrecidos, sem casa, sem teto e trabalho. A Missão é maior do que qualquer metodologia pastoral, envolvimento ou atividade. Ela revela a própria essência de Deus. Por isso que neste mês de outubro somos chamados a refletir e avaliar a nossa missão. Como estou sendo missionário na família, na comunidade e na sociedade em geral?

Se Jesus é Missão, não podemos nos privar da responsabilidade que temos para com o projeto de Deus que é lutar pela vida, principalmente neste tempo de pandemia, devemos ser os primeiros a sair na frente na luta contra os negacionistas que não priorizam a vida, a missão nos leva a sairmos de nosso comodismo, e sentir a necessidade do outro em suas dores e perdas.

E com esse tema Jesus é Missão, a Igreja nos convida à uma conversão, isto é uma mudança de vida, de pensamentos que nos levem a sermos cultivadores dos valores cristãos éticos, e que tem como projeto a implantação de um reino de paz, justiça e dignidade para todos. Que todas as paróquias possam vivenciar na prática esse mês, tendo como exemplo o próprio Jesus Missão que não veio para ser servido, mas para servir a todos.


Padre José Aparecido Ferro Martinez - Paróquia São Francisco Xavier - Pereira Barreto


Pereira Barreto, 30 de setembro de 2021.

últimas