VACINAÇÃO

Fernandópolis participa da Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos

Fernandópolis participa da Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos

Objetivo da ação é regularizar a carteirinha de crianças e adolescentes; unidades de Saúde atendem das 9h às 13h

Objetivo da ação é regularizar a carteirinha de crianças e adolescentes; unidades de Saúde atendem das 9h às 13h

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Durante todo o mês de outubro acontece em Fernandópolis, assim como em todo o país, a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. O objetivo da ação é melhorar as coberturas vacinais e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis, como a poliomielite, meningite e hepatites.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará durante todo o mês um amplo trabalho para a cobertura vacinal, com atendimento em todas as unidades de Saúde das 9h às 13h para o atendimento de crianças em todas as faixas etárias e adolescentes até 15 anos de idade.

Para participar e atualizar a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar documento pessoal e a caderneta de vacinação dos menores para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças

“Manter a vacinação em dia é fundamental para reduzir a incidência de doenças graves e evitar mortes futuras. É a segurança para que doenças, já erradicadas, não se manifestem mais. Contamos com a participação de todos”, disse o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.

Em casos de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

‘DIA V’ DE VACINAÇÃO

Intensificando as ações da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado no sábado, 16 de outubro, o ‘Dia V’, com atendimento das 08h às 12h em todas as Unidades de Saúde.

COVID

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las simultaneamente. A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e  Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

últimas