POLÍCIA

Ação conjunta apreende 55,8 toneladas de drogas em 5 estados

Ação conjunta apreende 55,8 toneladas de drogas em 5 estados

“Operação Fronteiras e Divisas Integradas I” também resultou na detenção de mais de 2,9 mil pessoas

“Operação Fronteiras e Divisas Integradas I” também resultou na detenção de mais de 2,9 mil pessoas

Publicada há 2 anos

Da Redação

A “Operação Fronteiras e Divisas Integradas I”, que reuniu as forças de segurança dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, além de agentes federais e estaduais de diferentes instituições, resultou na detenção de 2.975 pessoas e apreensão de mais de 55,8 toneladas de drogas nos cinco estados. Os trabalhos foram deflagrados simultaneamente nas unidades federativas envolvidas, desde o último dia 13 até o domingo (3), estabelecendo um marco de integração e parceria entre as polícias e diversos órgãos federais e estaduais. As atividades foram realizadas com o objetivo de reforçar o combate ao crime e aumentar a percepção de segurança da população.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, integração é o substantivo que representa hoje a política nacional de Segurança Pública. “Essa é uma típica operação interagência. As forças policiais estão trabalhando conjuntamente e quem ganha é a população”, afirmou o titular da pasta, que aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho, dedicação e empenho do efetivo destacado.

Policiais civis, militares e técnico-científicos dos cinco Estados e integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participaram das atividades ao longo de todas as etapas da operação.

Como um dos focos da Operação era combater crimes transnacionais, como o contrabando e o descaminho, representantes das secretarias estaduais de Fazenda e da Receita Federal também colaboraram com as fiscalizações.

As ações preventivas, ostensivas e para cumprimento de mandados judiciais, ocorreram ao longo das divisas das unidades federativas e das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Ainda foram realizadas ações em portos, aeroportos internacionais em praticamente todo o território dos Estados envolvidos.

Como resultado das atividades, foram presos 2.786 adultos e apreendidos 189 adolescentes, bem como foram recolhidos 55.891 quilos de drogas, 424 armas de fogo ilegais, 687 celulares e cerca de 2,8 milhões de maços de cigarros. Ao longo das diligências também foram recuperados 487 veículos produtos de roubo ou furto e apreendidos outros 1.472 que estavam com irregularidades.

“Os resultados foram excelentes e demonstram a efetividade da operação” ressaltou o coronel Omar Tumas, do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo (CIISP/SP). “Os números confirmaram o que os estudos preliminares, debates e planejamento induziu. Um resultado fantástico!”, completou o general Carlos Sérgio Camara Saú, do Comando de Operações Integradas (COI), que ressaltou a pretensão de realizar novas ações integradas como oportunidade de aprimorar o trabalho já desenvolvido.

“As ações desenvolvidas nas nossas fronteiras tem trazido bons resultados inclusive para regiões que não participam efetivamente da operação”, afirmou o Antonio Carlos Videira, secretário do Mato Grosso do Sul, que se colocou à disposição para novas operações.

O procurador de Justiça Rogério Greco, secretário de Segurança de Minas Gerais, agradeceu a oportunidade de participar do projeto e destacou a importância de realizar ações semelhantes constantemente. Para o coronel Romulo Marinho Soares, secretário do Paraná, São Paulo é referência. “Estamos de portas-abertas para novos trabalhos em conjunto”, afirmou.

O delegado Gilbert Stivanello e o coronel Tobias, representantes das polícias Civil e Militar do RJ respectivamente, e representantes das demais instituições participantes, também agradeceram o convite e se colocaram à disposição para novas ações.

SÃO PAULO

No Estado de São Paulo, as ações foram desenvolvidas pelos departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinters), da Macro São Paulo (Demacro), de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), Operações Policiais Estratégicas (Dope) e ainda dos departamentos estaduais de Investigações Criminais (Deic) e de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e agentes da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

Pela Polícia Militar foram destacadas equipes dos comandos de policiamento do Interior (CPIs), Metropolitano (CPM), de Choque (CPChq), Ambiental (CPAmb), Rodoviário (CPRv), do Comando de Aviação (CavPM), do Centro de Inteligência da Policia Militar (CIPM) e da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (CoordOp).

Como resultado das atividades, no Estado de São Paulo, foram presos 2.330 adultos e apreendidos 153 adolescentes. Foram retiradas das ruas 23,2 toneladas de drogas, 192 armas de fogo ilegais e mais de 1,9 milhão de maços de cigarros sem procedência. Ao longo das diligências também foram recuperados 537 celulares, 442 veículos produtos de roubo ou furto e apreendidos outros 1.363 que estavam com irregularidades.

Fonte: SSP/SP

Os trabalhos foram realizados pelas polícias paulistas em conjunto com as forças de segurança dos estados do MS, MG, PR e RJ (Fotos: SSP-SP/Divulgação)




últimas