VACINAÇÃO

SP antecipa para 21 dias aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em adultos

SP antecipa para 21 dias aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em adultos

Medida começa a valer nesta terça-feira (19) para 2 milhões de pessoas, que poderão concluir o esquema vacinal antes do prazo previsto

Medida começa a valer nesta terça-feira (19) para 2 milhões de pessoas, que poderão concluir o esquema vacinal antes do prazo previsto

Publicada há 2 anos

Estado de SP antecipa intervalo entre doses da vacina da Pfizer de 8  semanas para 21 dias | São Paulo | G1Vacina da Pfizer contra a Covid-19 - Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

Da Redação

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 18, a antecipação de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra COVID-19 da Pfizer em adultos (acima de 18 anos). O prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal de SP.

A medida beneficia 2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose e, agora, poderão concluir seu esquema vacinal cinco semanas antes do prazo indicado na carteira de vacinação.

A nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) poderá ser realizada a partir desta terça-feira (19) pelos 645 municípios. “Distribuímos integralmente a todas as cidades as doses necessárias para concluir a imunização do público adulto e, por isso, pactuamos com o Cosems esta redução no prazo para 21 dias”, afirma a coordenadora geral do PEI, Regiane de Paula.

Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação.

Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose – e mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.

A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas e a antecipação para o público será adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da campanha, o Estado já aplicou mais de 68,4 milhões de doses de vacinas e mais de 83% da população adulta já tem esquema vacinal completo. Os dados foram extraídos às 11h48 do Vacinômetro, atualizado em tempo real e disponível para consulta pública em: https://vacinaja.sp.gov.br/.


Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

últimas