SAÚDE

Fernandópolis participa da Campanha ‘Novembro Azul’

Fernandópolis participa da Campanha ‘Novembro Azul’

Unidades de Saúde terão atendimento especial para os homens durante o mês

Unidades de Saúde terão atendimento especial para os homens durante o mês

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Instituída com o objetivo de promover a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, a Campanha ‘Novembro Azul’ está em vigor em todo país. 

Em Fernandópolis, durante o ‘Novembro Azul’ todas as unidades de Saúde desenvolverão ações por meio de consultas pré-agendadas. A programação especial acontecerá na segunda quinzena do mês, em um dia a ser definido. Nesta data todas as Unidades terão atendimento noturno para realizar teste rápido nos homens, caso seja necessário.  

“Os cuidados com a saúde do homem acontecem durante todo ano na rede municipal, basta procurar uma unidades de Saúde, passar por atendimento médico e caso o profissional considere necessário, solicitará a realização do exame. Porém nessa época do ano os cuidados se intensificam e realizamos uma campanha especial para conscientizar a todos, por isso é de grande importância que todos participem”, comentou o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.  

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. 

SINTOMAS:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

FATORES DE RISCO:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.


últimas