SÓ EM 2022

Dia da Consciência Negra não tem agenda oficial pelo segundo ano seguido

Dia da Consciência Negra não tem agenda oficial pelo segundo ano seguido

Última vez que o município se mobilizou para comemorar a data foi em 2019

Última vez que o município se mobilizou para comemorar a data foi em 2019

Publicada há 2 anos

Data é oportunidade de fortalecer a pauta por direitos e pela igualdade racial 

João Leonel

A prefeitura de Fernandópolis não programou uma agenda de eventos, com apresentações, como as que ocorreram em 2019, por exemplo, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, dia 20 de Novembro.

Em 2019, o poder público se engajou na pauta de fortalecimento de direitos e igualdade racial na cidade.

Há dois anos, uma ação na Praça da Matriz contou com a participação de secretarias municipais, escolas e organizações sociais, que, além da diversidade de atividades também promoveram a comercialização de comidas típicas da cultura afro durante a apresentação de espetáculos culturais.

Em 2018, um evento no Shopping Center de Fernandópolis marcou a data, com uma exposição de diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Procurada, a prefeitura se posicionou declarando que já há um cronograma de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra para 2022, enfatizando que os profissionais da Educação, este ano, ficaram sobrecarregados com aulas presenciais e online devido à pandemia.

“Durante a semana foram realizadas ações pontuais em algumas escolas. Até 2019 tinha um evento realizado na praça, que era organizado pelas Secretarias de Educação/Cultura com apoio da Associação Afro de Fernandópolis. Ano passado não ocorreu em decorrência da pandemia e neste ano não foi realizado porque o projeto depende muito dos profissionais da Educação, e com o dilema do 'volta e não volta' e com as aulas remotas, não foi possível organizar, até pela incerteza com relação ao Plano SP, atualizado há poucos dias. Para 2022 teremos ações, que já estão no cronograma”, informou, na tarde desta sexta (19), a Secom – Secretaria de Comunicação da prefeitura.

últimas