SAÚDE

Sites do Ministério da Saúde sofrem ataque hacker e estão fora do ar

Sites do Ministério da Saúde sofrem ataque hacker e estão fora do ar

Ministério ainda não se posicionou sobre possíveis impactos

Ministério ainda não se posicionou sobre possíveis impactos

Publicada há 2 anos

Ataque hacker nos sites do Ministério da Saúde

Ataque hacker aconteceu na madrugada desta sexta-feira - Foto: Reprodução

Da Redação/Poder360

Os sites do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira, 10. Ao tentar acessá-los, uma mensagem assinada pelo Lapsus$ Group informa que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e orienta contato para resgate (mensagem acima).

Além da página principal do ministério (saude.gov.br), outros portais geridos pela pasta, como o ConecteSUS (conectesus.saude.gov.br) e o Portal Covid (covid.saude.gov.br), também saíram do ar.

Segundo os hackers, 50 terabytes de informações estão nas mãos do grupo, que está disposto a negociar esses dados. Nesses casos, a negociação normalmente acontece com o pagamento de um resgate em criptomoeda.

O ataque aconteceu por volta da 1h. O alerta foi retirado do ar cerca de duas horas depois, mas o site ainda está indisponível:

O sequestro de dados com bloqueio da página, seguido por um pedido de resgate, é chamado ransomware. Esta não é a 1ª vez que este tipo de invasão ocorre em páginas do governo brasileiro.

A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi alvo de um ataque de ransomware em agosto passado. Na ocasião, o Ministério da Economia informou que a ação não causou danos aos sistemas nem aos títulos do Tesouro.


Fonte: poder360.com.br

últimas