ALAGADO

Chuvas devem continuar em Salvador e interior nos próximos dias

Chuvas devem continuar em Salvador e interior nos próximos dias

Sobe para 20 o total de mortos pelas enchentes no Sul do Estado

Sobe para 20 o total de mortos pelas enchentes no Sul do Estado

Publicada há 2 anos

Da Redação

As chuvas que atingem grande parte da Bahia desde a semana passada devem continuar na maior parte do estado, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do MetSul Meteorologia.

O intenso volume d’água é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que é formada por uma faixa de nuvens que normalmente se estende do sul da Amazônia, de onde carrega toda a umidade, informou o Portal UOL de notícias.

A previsão para Salvador para esta segunda (27) e terça-feira (28) é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O sol deve aparecer na quarta (29), mas ainda com possibilidade de chuva. 

SOBE PARA 20 O TOTAL DE MORTES

O número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas subiu de 18 para 20. Mais de 430 mil habitantes do estado foram afetados pelos temporais.

Em algumas localidades, rios subiram 10 metros e deixaram municípios inteiros completamente alagados. Há estradas bloqueadas por deslizamentos. Com isso, moradores de alguns distritos estão completamente isolados, o que dificulta as operações de salvamento. 

DESESPERO

Presa em casa alagada com outras 28 pessoas, a empresária Julia Netto pediu ajuda pelas redes sociais para sair de onde mora em Ilhéus, no sul da Bahia. Usando as redes sociais, Júlia mostrou fotos da parte baixa da casa toda inundada e avisou que a água não para de subir. A família está sem água e sem energia elétrica.

“Nossa situação é desesperadora. A correnteza está muito forte. Não tem como ser resgatado de helicóptero. Precisamos de alguém com um barco, lancha, o que tiver, urgente. Não tem como mais passar tempo aqui. Estou desesperada”, disse a moradora, no apelo divulgado nas redes sociais.

GOVERNO

Nessa segunda, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prometeu que vai reconstruir as casas das mais de 16 mil pessoas desabrigadas após tempestades.

Rui Costa sobrevoou municípios atingidos e explicou que o aumento no número de cidades em situação de emergência se deu pela cheia de rios, que continuam a subir.

“Embora a chuva tenha dado uma trégua, a água continua subindo muito naquelas cidades que estão abaixo de barragens, abaixo de rios”, declarou o governador.

Casas, lojas e agências bancárias amanheceram alagadas nesse domingo (26), no centro do município de Itabuna, no sul do estado, após o Rio Cachoeira subir nove metros. Segundo a prefeitura, apenas no sábado foi registrada uma chuva de 107 milímetros na região. Mais de 600 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Circula, nas redes sociais, uma série de imagens de moradores do sul da Bahia tentando recuperar pertences após o estrago deixado por fortes chuvas na região. Neste domingo, o vídeo de um idoso sendo resgatado com água na altura do peito viralizou na internet.

Fontes: Metrópoles e Portal UOL

Ajuda: Vinte homens das equipes de socorro, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal viajaram nesta segunda-feira (27) para o Sul da Bahia com a missão de ajudar nas buscas por vítimas atingidas pelas enchentes em municípios baianos (Foto: CBMDF/Divulgação)

últimas