SAÚDE

Importante: quando procurar a UPA ou a UBS do seu bairro

Importante: quando procurar a UPA ou a UBS do seu bairro

Essa informação é fundamental para evitar esperas desnecessárias antes do atendimento

Essa informação é fundamental para evitar esperas desnecessárias antes do atendimento

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis oferece todo o suporte de atendimento de saúde para a sua população, desde o primeirosocorro no local com o SAMU até as ocorrências de rotina nas UBS’s e o atendimento de urgência na UPA.  

Para evitar esperas desnecessárias, ou até mesmo permitir a possibilidade de agilizar os atendimentos, é de extrema importância que a população saiba o local correto para buscar auxílio. “Esse protocolo de atendimento é muito importante. Algumas vezes têm pessoas que procuraram a UPA com muita dor de cabeça e quando se inicia a investigação descobrimos que aquele paciente já estava sentindo dores há mais tempo, ou seja, já poderia ter procurado uma UBS e passado por um médico para que exames fossem solicitados, ou até um encaminhamento”, destacou Ivan Veronesi, secretário municipal de Saúde.  

A procura por atendimento no local correto facilita, inclusive, o fluxo interno para os profissionais de saúde, de acordo com a coordenadora da UPA de Fernandópolis, AntonilcePansani.“Muitos pacientes que chegam na unidade já poderiam ter passado pela UBS. São casos que necessitam, muitas vezes, de um acompanhamento ou são atendimentos de rotina clínica simples, também realizados nas UBS’s. Por isso é importante o munícipe se cuidar, procurar a unidade de Saúde do seu bairro para as consultas e nos casos mais complexos e de urgência procurar a UPA”, finalizou Antonilce.  

ATENDIMENTO - UPA 24h

Parada Cardíaca

AVC/Derrame

Infarto (dor no peito)

Falta de Ar Intensa (Dispneia)

Picada ou mordida de animais Peçonhentos

Intoxicações

Acidente de carro ou moto

Ferimento por Arma de Fogo ou Arma Branca

Politraumatismo (fraturas)

Queimaduras

Tentativa de Suicídio

ATENDIMENTO - UBS

Consultas de Rotina

Dor de Garganta

Dor de Cabeça

Dor de Ouvido

Dor na Coluna

Unha Encravada

Febre

Vômito e Diarreia

Injeções

Curativos

Retirada de Pontos

Renovação de Receitas

Troca de Sonda


últimas