POSSÍVEL MULTA

Procon-SP notifica empresa de assessoria em criptoativos

Procon-SP notifica empresa de assessoria em criptoativos

Possível irregularidade estaria na “suspensão de produto de contratos em andamento”

Possível irregularidade estaria na “suspensão de produto de contratos em andamento”

Publicada há 2 anos

Equipe de fiscalização do Procon/SP poderá aplicar multa conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - Foto: DplNews/Reprodução

Da Redação

O Procon-SP notificou a empresa MSK Operações e Investimentos Ltda., solicitando esclarecimentos sobre notícias divulgadas na imprensa relatando descontinuidade de produto semestral de criptoativos.

ANÁLISE DA RESPOSTA DA EMPRESA

Inicialmente a MSK declarou que o serviço prestado não possui regulamentação; que o seu principal produto (semestral) atingiu o limite operacional e que aguarda nova regulamentação do setor que virá a partir da aprovação do PL 2303/15.

Dentre os contratos apresentados, especialistas do Procon-SP destacaram algumas cláusulas: em um deles há previsão de rescisão unilateral por parte da empresa a qualquer tempo e renovação automática. Outro traz total isenção de responsabilidade do fornecedor sobre “perdas e danos, lucros cessantes provenientes direta ou indiretamente, de quaisquer problemas, falhas, erros, defeitos, interrupções ou impossibilidade de acesso aos sistemas de negociação de ativos virtuais”.

Alguns pontos fundamentais do serviço prestado não foram esclarecidos pela empresa em sua resposta ao órgão.

Para o Procon-SP, de forma geral, a resposta traz um discurso incisivo sobre tratar-se de investimento de risco; todavia os prejuízos apurados em sua ocorrência – conforme cláusulas contratuais apresentadas nos respectivos documentos -, parecem ser suportados em maior escala pelo consumidor-contratante. Desta forma, é necessária uma avaliação sobre o equilíbrio econômico-financeiro nas transações firmadas e restituições – incidentes em projeções futuras, inclusive.

“Trata-se de segmento de consumo novo, ainda alvo de regulamentação detalhada de atuação. Assim, as ações dos órgãos de proteção e defesa do consumidor devem assegurar direta ou indiretamente um equilíbrio entre as partes nos momentos pré-contratual, contratual e pós-contratual – especialmente nos vínculos inicialmente estabelecidos e nas restituições cabíveis frente à interrupção da prestação de serviços acordada”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

NOTIFICAÇÃO

Foi solicitado à empresa: descrição dos serviços prestados no mercado de consumo; comprovação da forma de acesso ao seu site; cópias dos contratos, distratos e termos aditivos; documentos comprobatórios dos planos de investimento disponibilizados, esclarecendo os percentuais mínimos e máximos de investimento exigidos e os índices de rentabilidade aplicados em cada caso; informações sobre os riscos aplicados aos contratos firmados nos últimos 12 meses; comprovação do atendimento aos prazos estabelecidos nos contratos para aporte e ressarcimento dos valores investidos; procedimentos de divulgação utilizados para a prestação de seus serviços e comprovação de funcionamento de seus canais de atendimento.

Tendo em vista a necessidade de apuração dos pontos destacados e daqueles a serem identificados pela atividade, a conduta da empresa será encaminhada para a equipe de fiscalização, que irá analisar e poderá aplicar multa conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

COMUNICADO

A empresa entrou em contato com a redação de O Extra.net através de e-mail e fez o seguinte comunicado:

"A MSK Invest comunica a todos os interessados que, após convocação geral dirigida aos investidores, já firmou acordo com mais de dois mil deles e seguirá procurando se compor com todos, no sentido de restituir os valores investidos.

Os sócios permanecem no Brasil, as cinco agências físicas em vários pontos estão em atividade e a empresa já manifestou à direção do Procon a intenção de celebrar um acordo geral com os investidores.

A MSK Invest é uma das poucas empresas avalizadas pelo Blockchain. Vem operando há mais de 6 (seis) anos, investindo efetivamente os valores captados. Não se trata, portanto, de pirâmide, como vem propagando sensacionalistas mal-intencionados, com fim de criar pânico e o caos.

O momento é de serenidade e de responsabilidade, justamente para que as devoluções monetárias tenham sucesso.

Agradecemos a compreensão e transmitimos nosso firme propósito de honrar o nome da empresa e nossos compromissos".


Fonte: Assessoria de comunicação/Procon-SP

últimas