ARTIGO

Amigos de infância

Amigos de infância

Por Carlos Eduardo

Por Carlos Eduardo

Publicada há 2 anos

Um dia, pela última vez, brincamos na rua com os nossos amigos de infância e nem percebemos isso.

Um dia, recolhemos as traves do gol feitas com os nossos chinelos ou com tijolos quebrados após a derradeira partida de futebol com os nossos velhos amigos de infância. E nem nos demos conta de que aquela foi a última vez que, juntos, jogamos futebol na rua ou no campinho do bairro.

Despedimo-nos pela última vez (sem perceber, talvez) após encerrar aquela brincadeira de esconde-esconde, bola queimada, vôlei, pega-pega, patins, bicicleta ou corrida com carrinho de rolimã, e cada um foi para a sua casa.

Com o tempo aquelas crianças cresceram e cada uma seguiu o seu caminho em busca de seus objetivos. Estudar ou trabalhar em uma outra cidade, frequentar uma faculdade e até mesmo se mudar para outro país são algumas das motivações que separam os amigos após a infância. Por conta disso, eles não se reuniram mais nas ruas do bairro, fechando um ciclo em suas vidas. 

A propósito! A nossa vida é caracterizada por ciclos e o marcado pela convivência quase que diária com os amigos de infância, infelizmente, um dia também termina. 

No entanto, o que não acaba facilmente é a amizade com esses amigos especiais. Podemos ficar sem nos comunicar por muito tempo, até mesmo sem saber onde se encontram alguns deles. Mas, quando encontramos um velho amigo de infância, especialmente aquele que há tempos não vimos, imediatamente as lembranças daquela fase de nossas vidas veem à tona. 

A lembrança de um tempo em que o próprio tempo passava mais devagar. Uma época que não tínhamos essas onipresentes preocupações da vida adulta e onde a felicidade, a simplicidade e a inocência faziam parte do dia a dia. 

Enfim! Um tempo marcado pela convivência e pelas brincadeiras com os amigos da rua, do quarteirão, da escola e do bairro, ou seja, com os nossos velhos amigos de infância.

A inspiração para este artigo

Caro leitor! Tive a inspiração para escrever esse artigo ao levar, nessa semana, a minha filha (que ainda é criança) ao cinema para assistir ao filme da Turma da Mônica. No longa-metragem foi dado destaque à amizade de infância dos personagens de histórias em quadrinhos Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, protagonizados por atores mirins.

Ao ver a amizade daquelas crianças no filme, identifiquei-me na hora, pois também tive uma infância marcada por grandes amigos. Os amigos de infância.

Infelizmente, vejo que as crianças de hoje em dia quase não brincam nas ruas (talvez nem podem) de esconde-esconde, bola queimada, pega-pega e outras brincadeiras tradicionais de uma época que já se foi. Só ficam com os olhos grudados no celular. É uma pena!


últimas