APÓS MATÉRIA

“O Itamar me garantiu que não fechará nenhuma Casa da Agricultura na região”, declara Mazeti

“O Itamar me garantiu que não fechará nenhuma Casa da Agricultura na região”, declara Mazeti

Presidente do Sindicato Rural falou com o deputado, atual secretário estadual da Agricultura, por telefone nesta sexta-feira (7) e enviou uma nota oficial da pasta à redação do Extra

Presidente do Sindicato Rural falou com o deputado, atual secretário estadual da Agricultura, por telefone nesta sexta-feira (7) e enviou uma nota oficial da pasta à redação do Extra

Publicada há 2 anos

Em sua 3ª gestão, Marcos Mazeti preside o Sindicato Rural de Fernandópolis há 12 anos, desde que assumiu o cargo antes ocupado por Rui Okuma, que se elegeria prefeito

João Leonel

Federação

Após grande repercussão regional alcançada por matéria publicada pelo “O Extra.net” nesta quinta-feira (6), cujo título é “Casas da Agricultura: 345 serão fechadas? Com a palavra o secretário Itamar Borges”, destacando que dezenas delas estão situadas na região, o presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti, entrou em contato com o jornal.

“Criou um verdadeiro alvoroço entre os produtores rurais essa matéria. E foi como uma bomba mesmo, como está noticiado. Em primeiro lugar, enquanto presidente do Sindicato Rural, acompanhei com muito descontentamento as iniciativas do ex-secretário Gustavo Junqueira, que estava fazendo uma reestruturação e fechando algumas Casas da Agricultura, mudou o nome da CATI. Após a matéria entrei em contato diretamente com o deputado Itamar Borges, atual secretário da Agricultura de São Paulo. Disse a ele sobre nosso descontentamento com o que vinha acontecendo e que não aceitaríamos o fechamento de nenhuma Casa da Agricultura da nossa região, são 12 cidades, porque os produtores seriam muito prejudicados. O Itamar me garantiu que, além de já ter retomado o nome da CATI, não fechará as Casas da Agricultura, ele vai reestruturar para melhorar o atendimento”, declarou Mazeti.

O representante do setor patronal dos produtores da região está há 12 anos na presidência do Sindicato Rural, em sua 3ª gestão, desde que assumiu o cargo deixado por Rui Okuma, quando ele se lançou candidato e se elegeu prefeito de Fernandópolis 

“Iremos exigir que não se feche nenhuma Casa da Agricultura, essa é a nossa briga. Não queremos fazer um novo tratoraço, como já fizemos em manifesto contra aumento de impostos. Vamos continuar cobrando esse comprometimento que o Itamar assumiu, vamos ficar atentos sobre isso”, concluiu Marcos Mazeti.

A MATÉRIA DO EXTRA

A bomba explodiu no início desta semana e causa temor dentre os agropecuaristas paulistas, afinal as informações indicam que 345 Casas da Agricultura – de um total de 495 – teriam as portas fechadas para atendimento. Vários Escritórios Regionais (aproximadamente 24) também teriam idêntico destino.

O documento original denunciando a ‘lacração’ teria provido da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer) e dentre as possíveis unidades cerradas estariam dezenas situadas nos municípios da região.

Tamanha a repercussão exigiu do atual secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges (MDB), um daqueles ‘textões’ nas redes sociais desmentindo a informação e ratificando que “as notícias não procedem”. O santa-fé-sulense relembrou que uma de suas primeiras ações no posto foi reabrir Casas de Agricultura e Regionais, logo, seria incongruente com tal conduta o fechamento apregoado.

Vinculadas à CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) as Casas de Agricultura têm como missão promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas com o envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas.

Uma proposta que estipulava o fechamento de Escritórios Regionais e Casas da Agricultura teve seu trâmite suspenso no início de 2021.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Esta gestão do Secretário Itamar Borges, logo em sua chegada, a partir de 1.6.2021, cancelou o ato que fechava as Casas de Agricultura, mantendo-as todas ABERTAS e FUNCIONANDO. O Secretário, inclusive, visitou pessoalmente uma dezena delas nestes primeiros sete meses, reafirmando o compromisso de mantê-las todas, abertas. Portanto não houve qualquer fechamento! O atendimento ao agricultor continuará a existir como sempre foi. Esta gestão tem ouvido todas as entidades do setor no intuito de atender as demandas, entre elas a manutenção das 645 (seiscentas e quarenta e cinco) Casas de Agricultura e outras ações que podem ser facilmente conferidas em nosso site – www.agricultura.sp.gov.br

Por fim, cabe reafirmar e insistir que;

- A Secretaria de Agricultura e Abastecimento reafirma q- O trecho citado “sem nível hierárquico” é um termo jurídico administrativo para permitir que TODAS a unidades tenham servidores, sem que haja a necessidade de afastamento ou transferência de ninguém (servidores). Ou seja, o objetivo é exatamente o contrário, é manter as unidades abertas com servidores e atendendo ao agricultor paulista.

- Quanto a aumento de cargos, também não é verdade, pelo contrário, houve uma redução de mais de cinco pontos percentuais. O decreto ainda privilegiou funções de comando privativas de servidores do quadro permanente, ou seja, Assessorias e Diretorias que deverão ser obrigatoriamente ocupadas por concursados das carreiras da SAA, com destaque aos cargos de Coordenador da CATI e a CDA que passaram a ser privativos do Assistente Agropecuário, concursado.  

- O Secretário Itamar Borges assumiu a secretaria no dia 01 de junho de 2021. No dia 02 de junho foi feita uma reunião na CATI, em Campinas, onde estiveram presentes os quarenta diretores técnicos dos Escritórios Regionais, nesta reunião foi discutido o processo de reestruturação que havia sido proposto pela anterior gestão. A proposta previa o fechamento de 24 Escritórios Regionais e 495 Casas da Agricultura. A pedido dos diretores o Secretário Itamar paralisou o trâmite da proposta e em seguida encerrou esse processo.

- Na mi aprovada por todas as Coordenadorias.

- Nessa nova proposta o Secretário Itamar Borges cumpre com seu compromisso de não esma reunião o Secretário Itamar assumiu o compromisso de não fechar nenhuma das unidades da CATI.

- A partir dessa reunião iniciou-se uma série de outras reuniões onde foram ouvidos, entre outras entidades, a APAER, a Agroesp e o Sindefesa.

- Após ouvir as partes interessadas a SAA escreveu sua proposta de reestruturação, que fofechar nenhuma unidade da CATI. Todas as Casas da Agricultura poderão ser mantidas abertas bem como foram mantidos todos os quarenta Escritórios Regionais.ue não haverá o fechamento de nenhuma Casa de Agricultura, bem como de nenhuma unidade de atendimento aos produtores paulistas.

- O decreto não traz de forma expressa o fechamento como dito pela APAER porque o mesmo não acontecerá, mas traz de forma expressa no art. 12, inciso IV, que a CATI contará com 645 Casas de Agricultura (como é hoje). 

últimas