OPTATIVO

Pais decidem se filhos farão aulas presenciais ou remotas em Rio Preto

Pais decidem se filhos farão aulas presenciais ou remotas em Rio Preto

Familiares que optarem pela permanência das crianças em casa assinarão “termo de responsabilidade”

Familiares que optarem pela permanência das crianças em casa assinarão “termo de responsabilidade”

Publicada há 2 anos

Decisão pela escolha facultativa dos responsáveis pelos alunos levou em conta orientações e informações da Secretaria Municipal da Saúde: momento crítico

Da Redação

Nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a Secretaria da Educação de Rio Preto dará início ao ano letivo 2022. As aulas serão retomadas, porém com o aumento de casos de covid-19 e influenza (gripe), os responsáveis poderão decidir se os filhos farão aulas remotas ou presenciais.

Caso os familiares optem pelo retorno remoto, será necessário ir até a unidade escolar onde o aluno está matriculado para assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo com a participação dos alunos nas atividades propostas pelos educadores.

“Consideramos esse retorno opcional mais seguro nesse momento de aumento dos casos confirmados de Covid-19 e influenza. Para essa decisão consultamos a secretaria da Saúde”, afirmou a secretária da Educação, Fabiana Zanquetta.

As atividades remotas serão oferecidas de diversas maneiras, on-line, impressa, por vídeo e pela rádio Educativa, por meio do programa Repertoriando. Os alunos também podem utilizar os materiais disponibilizados em parceria com a Secretaria Estadual da Educação.

A REDE MUNICIPAL

Atualmente estão matriculados cerca de 40 mil alunos no ensino infantil, fundamental e EJA em 149 unidades escolares. As unidades já receberam os equipamentos necessários para seguir os protocolos de segurança contra a covid-19. Todos os professores e profissionais da educação já estão vacinados com a terceira dose.

“Iremos começar esse ano letivo com algumas novidades. Todas as salas de aula terão um notebook; todos os alunos receberão kits-pedagógicos individuais adaptados para cada faixa etária; também adquirimos brinquedos novos, livros pedagógicos; novos parques; e contratamos 408 novos professores para substituição. Investimos muito na qualidade do ensino e para garantir a segurança dos alunos e dos profissionais da Educação”, afirmou a secretária.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – RECUPERAÇÃO

No final do ano passado a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação realizou a Avaliação Diagnóstica em Rede para todos os alunos do ensino fundamental. Naquele momento, entre setembro e outubro, foram avaliados 16.146 alunos do ensino fundamental, divididos em Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º).

Com base no resultado dessa avaliação, a Secretaria da Educação irá oferecer aos alunos ações de recuperação das aprendizagens focadas em alfabetização, práticas de leitura e escrita e matemática. As ações de reforço serão ministradas durante o período escolar e no contraturno.

O programa Repertoriando, transmitido pela Rádio Educativa FM, em parceria com a Secretaria da Comunicação, também será utilizado para oferecer alternativas de aprendizados aos alunos que necessitam de recuperação, assim como os materiais disponibilizados em parceria com a Secretaria Estadual da Educação.

“As ações de recuperação das aprendizagens serão desenvolvidas de acordo com as especificidades e contexto de cada unidade escolar, cada classe e cada aluno, de forma contínua e paralela. Cada unidade escolar organizará o Plano de Recuperação de forma coletiva com a equipe, considerando os agrupamentos, horários, habilidades essenciais a serem retomadas e as práticas pedagógicas que apoiem o desenvolvimento e as aprendizagens dos alunos”, afirmou a chefe da coordenadoria pedagógica Deise Maciel.


Fonte: Prefeitura de Rio Preto

últimas