IMPOSTO

IPVA SP: pagamento com desconto de 5% começa a vencer nesta quinta

IPVA SP: pagamento com desconto de 5% começa a vencer nesta quinta

Datas de vencimento do imposto, estabelecidas pelo governo de São Paulo, seguem o último número da placa do veículo

Datas de vencimento do imposto, estabelecidas pelo governo de São Paulo, seguem o último número da placa do veículo

Publicada há 2 anos

Da Redação 

Os donos de carros com placa final 1 no estado de São Paulo tem até esta quinta-feira (10) para pagar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) à vista com desconto de 5%.

As datas de vencimento do imposto, estabelecidas pelo governo de São Paulo, seguem o último número da placa do veículo. Na sexta-feira (11), os motoristas com veículo com final 2 tem o último dia para realizar o pagamento à vista com desconto de 5%, e assim por diante, considerando apenas dias úteis.

A opção de pagamento parcelado em até cinco vezes, que também dá desconto de 5%, começa igualmente neste mês. A primeira parcela vence nesta quinta-feira para donos de carros com placa final 1.

Como consultar?

A consulta ao valor do tributo pode ser feita diretamente em aplicativos de bancos, após informar o número do Renavam, o registro do veículo.

Outra alternativa é verificar o valor do IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, informando o número do Renavam e a placa do veículo.

O IPVA de 2022 teve uma alta no valor devido à elevação nos preços dos automóveis, referência para o cálculo. Entretanto, o desconto para o pagamento à vista em fevereiro ainda é maior que o de 2021, de 3%.

Como é feito o pagamento?

O pagamento pode ser feito via rede bancária, com geração de boleto. É possível pagar também em casas lotéricas ou pelo cartão de crédito, em empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Qual o desconto para carros 0 km e caminhões?

As regras valem para proprietários de todos os veículos automotivos englobados no IPVA, como automóveis, caminhonetes, ônibus, motos e caminhões.

Entretanto, proprietários de veículos 0 km têm regras diferentes. Nesse caso, foi mantido o desconto de 3% do valor total com pagamento até o quinto dia após a emissão de nota fiscal. É possível parcelar o pagamento em cinco vezes, mas sem desconto.

No caso dos caminhões e caminhões-tratores, o desconto de 5% no pagamento à vista é válido para o mês de abril.

Caso haja parcelamento em cinco vezes, que também dá desconto de 5%, os pagamentos começam em março, mas pulam os meses de abril e junho. O mês de fevereiro também não entra no calendário de pagamento neste caso.

últimas