INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil de Santa Fé do Sul faz operação para combater fake news

Polícia Civil de Santa Fé do Sul faz operação para combater fake news

Os ataques nas redes sociais começaram em julho de 2020. Foram divulgadas diversas publicações na internet que atingiram a honra das vítimas, como histórias sobre traição, brigas entre outras

Os ataques nas redes sociais começaram em julho de 2020. Foram divulgadas diversas publicações na internet que atingiram a honra das vítimas, como histórias sobre traição, brigas entre outras

Publicada há 2 anos

Polícia Civil de Santa Fé do Sul (SP) faz operação para combater fake news - Reprodução

Da Redação/SBT Interior

A Polícia Civil de Santa Fé do Sul cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, 24, em Santa Fé do Sul, durante uma operação de combate a fake news. Ninguém foi preso.

O objetivo da operação é a investigação sobre a prática de crimes de falsa identidade, difamação, injúria, calúnia, entre outros delitos. As vítimas eram servidores públicos municipais, políticos e representantes dos poderes executivo e legislativo de Santa Fé do Sul.

Os ataques nas redes sociais começaram em julho de 2020. Diversas publicações na internet que atingiram a honra das vítimas, como histórias sobre traição, brigas entre outras.

Segundo o delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, "o direito à liberdade de expressão é fundamental para o Estado Democrático de Direito, assim como o direito de ter protegidas a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, de modo que a legislação brasileira considera crime as ofensas contra a honra das vítimas".

O delegado ressalta ainda que "esse tipo de comportamento precisa ser coibido não apenas pela persecução criminal, mas também por toda a sociedade, que não deve disseminar informações falsas ou ofensivas sobre outras pessoas, ainda mais considerando que o anonimato é vedado pela Constituição Federal".

A pedido da Justiça feito pela Polícia Civil,o Facebook excluiu permanentemente o perfil que era utilizado para disseminar as ofensas.

Foram apreendidos alguns celulares. Um dos investigados confessou que um dos aparelhos apreendidos era utilizado para fazer as publicações. No momento da apreensão, o aparelho ainda estava conectado com o perfil em investigação e tinha comprovação de autoria (imagens, textos, áudios e vídeos).

Apesar das apreensões, ninguém foi preso nesta quinta-feira. Os envolvidos irão responder por injúria, calúnia e difamação. A Polícia de Santa Fé do Sul segue investigando o caso. Os perfis das redes sociais utilizados pelos investigados foram excluídos. Os equipamentos eletrônicos serão submetidos a perícia.

O delegado que investiga o caso relatou como foi o início das investigações: "Desde o primeiro Boletim de Ocorrência elaborado por vítimas de um perfil na rede social Facebook que atacava a honra de diversas pessoas teve início uma investigação que culminou na atuação em campo realizada na data de hoje, sendo importante esclarecer que a Polícia Civil apresentou representação perante o Poder Judiciário visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços e também a exclusão do perfil falso em investigação. O Poder Judiciário emitiu ordem judicial que autorizou estas medidas.

Em razão dos fatos, na data de hoje, de forma sincronizada com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o Facebook excluiu permanentemente o perfil que era utilizado para disseminar as ofensas.


Fonte: sbtinterior.com

últimas