SAÚDE

Vigilância em Saúde alerta sobre a Dengue

Vigilância em Saúde alerta sobre a Dengue

Colaboração da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor

Colaboração da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A população de Fernandópolis precisa intensificar os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nos últimos dias o município apresentou um aumento de casos da doença, o que só pode diminuir com uma ação conjunta envolvendo população e administração pública. 

De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde de Fernandópolis, em 2022 já foram notificados 239 possíveis casos da doença no município, com 74 confirmações, 65 descartes e 100 pendentes. Com as últimas atualizações de casos, foram suspensas as coletas de sorologia, conforme determinação do Ministério da Saúde, sendo enquadrado como município em epidemia.  

É importante destacar que está em circulação os sorotipos 1 e 2 da dengue e a melhor forma de prevenção, portanto, independentemente do sorotipo, é evitar a proliferação do mosquito. 

Além das ações realizadas pela Prefeitura, com a visita dos agentes de vetores nas residências e estabelecimentos comerciais, a população também precisa fazer a sua parte, pois não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. 

O único jeito de prevenir a dengue é o combate ao Aedes aegypti sendo fundamental manter o domicílio sempre limpo e estar atento ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

últimas